Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Crítica Educativa
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Contato
Submissões
Template
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Bases / Indexadores
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 3 n. 2 (2017): Dossiê programas e políticas de formação inicial e continuada de professores e a valorização do magistério: PIBID, OBEDUC, PARFOR E PRODOCÊNCIA em foco
v. 3 n. 2 (2017): Dossiê programas e políticas de formação inicial e continuada de professores e a valorização do magistério: PIBID, OBEDUC, PARFOR E PRODOCÊNCIA em foco
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2
Publicado:
2017-09-13
Editorial
Em defesa do PIBID e dos programas de formação de professores (In defense of PIBID and teacher training programs)
Marcos Francisco Martins
1-2
PDF
Apresentação
Apresentação: Programas e políticas de formação inicial e continuada de professores e a valorização do magistério (Presentation: Programs and policies for initial and continuing teacher training and the valorization of teaching)
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama, Renata Prenstetter Gama, Rosa Aparecida Pinheiro, João Batista dos Santos
3-20
PDF
Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais
Um alfabeto da formação de professores (A teacher education alphabet)
António Nóvoa, Pâmela Vieira
21-49
PDF
Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento (Memories about Pibid: conceptions, creation and dynamics of operation)
Hélder Eterno da Silveira
50-62
PDF
PARTE I - Programas e políticas de formação inicial e continuada de professores
Programas de formação continuada de professores: papel das universidades e órgãos federativos (Continuing teacher education programs: the role of the universities and federal organs)
Adrinelly Lemes Nogueira, Lúcia Helena Moreira de Medeiros
63-77
PDF
Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica: a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na região dos inconfidentes – MG (Professional development and pedagogical innovation: the formation experience of PIBID supervisor teacher in the Inconfidentes region (Minas Gerais))
José Rubens Lima Jardilino, Andressa Maris Rezende Oliveri, Ises Mitiko Masago Silva
78-93
PDF
Formação de docentes para a educação profissional: problemas e desafios (Training of teachers for professional education: problems and challenges)
Juliana Cristina Maciel Martins, Juliana de Souza Soares, Paulo Roberto Vidal de Negreiros, Sandra Freitas de Souza
94-108
PDF
Professores do ensino básico, técnico e tecnológico: perfil e atuação profissional (Teachers of basic, technical and technological education: professional profile and performance)
Anselmo Paulo Pires, Maria Gisèlle Marques Bahia, Soraia Aparecida Belton Ferreira, Vanessa Guerra Caires
109-126
PDF
Trabalho Docente: uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Teaching Work: a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education)
Maria Auxiliadora Monteiro Oliveira, Inajara de Salles Viana Neves, Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Solange Rodrigues
127-143
PDF
OBEDUC: reflexões, aspectos teóricos e prática docente em um grupo de estudos (OBEDUC: reflections, theoretical aspects and teaching practice in a study group)
Angélica da fontoura Garcia Silva, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Mirtes Souza Miranda
144-158
PDF
Formação continuada de professores de Matemática e a pesquisa colaborativa (The continued training of math teachers and the collaborative research)
Nickson Moretti Jorge, Patrícia Sandalo Pereira
159-172
PDF
Programa OBEDUC: Caminhos trilhados na formação dos profissionais da educação (OBEDUC program: tracked roads in continued education professional training)
ARIANE XAVIER DE OLIVEIRA, LETÍCIA VIDIGAL, NATHALIA MARTINS, DIENE EIRE DE MELLO, SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO
173-187
PDF
O PIBID e a aprendizagem da docência: a intervenção do professor- supervisor (PIBID and the teaching education: interventions of the supervisor teachers in partner schools)
Talita da Silva Campelo, Giseli Barreto da Cruz
188-203
PDF
Egressos do PIBID/UMESP: resultados de uma pesquisa (Students from PIBID/UMESP: presenting results.)
Norinês Panicacci Bahia, Roger Marchesini de Quadros Souza
204-220
PDF
A inserção profissional de professores iniciantes egressos do PIBID (Professional integration of beginning teachers coming from PIBID)
Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves
221-236
PDF
Formação inicial docente: em busca da qualidade da educação pública (Initial teacher training: in search of the quality of public education)
Vlademir Marim, Maria Beatriz Junqueira Bernardes
237-252
PDF
Princípios e práticas para formação de professores em ambiente escolar: o movimento das ações estabelecidas em um grupo pibidiano (Principles and practices for teacher training in school environment: the movement of actions established in a PIBID group)
Neusa Maria Marques de Souza, Neiva Nazareth da Silva
253-268
PDF
A docência na perspectiva da formação de formadores: uma contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (Teaching in the perspective of the training of trainers: a contribution from the Institutional Program of the Initiation Scholarship to Teaching / Pibid)
DELZA CRISTINA GUEDES AMORIM, JOSENILTON NUNES VIEIRA
269-285
PDF
Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID)
Isabela Custódio Talora Bozzini, Elaine Gomes Matheus Furlan, Anselmo Calzolari
286-298
PDF
Um Olhar para os Portfólios produzidos pelo PIBID/UNIFEI (A look at portfolios produced in PIBID/INIFEI)
Cibele Faria Cunha, Flávia Sueli Fabiani Marcatto
299-312
PDF
Constituição da formação docente e do desenvolvimento profissional no PIBID: as aprendizagens do professor coformador (Education and professional development in teaching in the PIBID: the teacher co-former learning)
Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Vanessa de Carvalho Forte
313-327
PDF
Constituição dos saberes docentes na relação universidade-escola (Conception of teaching knowledge in the relation between universiy and school)
Hadassa Marques Carmo, Elisa Prestes Massena, Luisa Dias Brito, Maxwell Roger da Purificação Siqueira
328-343
PDF
PIBID e Programa de Ensino Integral: caminhos possíveis para mudanças de paradigmas no processo ensino-aprendizagem (‘PIBID’ and ‘Programa de Ensino Integral’: Possible ways to the paradigm changes in the teaching-learning process)
Nilsen Agatha Cardoso de Almeida, Denise Lemos Gomes
344-358
PDF
Um estudo de caso sobre os saberes docentes na visão dos licenciandos participantes do PIBID do IF Sertão PE (Study case about teacher knowledge in the view of IF Sertão PE PIBID undergraduates)
Danielle Juliana Silva Martins, Maria Madalena Dullius
359-373
PDF
Laboratório de Ensino e Prática Docente: ação do Prodocência na formação de professores (Laboratory of Teaching and Teaching Practice: Prodocência action in the formation of teachers)
Cristina Maria Loyola Zardo, Sheyla Costa Rodrigues, Cleuza Maria Sobral Dias
374-388
PDF
Formação em tecnologias digitais na educação: uma experiência articulada entre PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID e PARFOR (Training in digital technologies in education: an articulated experience between PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID and PARFOR)
Mauricio Capobianco Lopes, Karla Bento, Dalton Solano dos Reis, Juliana de Favere
389-400
PDF
Pibid e Prodocência: diálogos (trans)formadores da profissão docente (Pibid and Prodocência: teaching profession (trans)forming dialogues)
Christina Vargas Miranda Carvalho, Luciana Aparecida Siqueira Silva, Natalia Carvalhaes de Oliveira, Rodolfo Carvalho
401-412
PDF
O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência/Unifal-MG: uma experiência voltada à Educação pelos Direitos Humanos (The Teaching Initiation Grant Program / Unifal-MG: an experience focused on Education for Human Rights)
Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Luciano Sindra Virtuoso
413-423
PDF
Contribuições e desafios do Pibid: o desenvolvimento profissional docente e a parceria entre instituições de ensino superior e escolas básicas (Contributions and challenges of the Pibid: teacher development and partnership among undergraduate institutions and primary and secondary schools)
Francisco José de Lima, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha
424-439
PDF
Projeto PIDIB e “ser” professor: um processo construtivo (PIBID project and “to be” a teacher: a constructive process)
viviane Cristina Pavanetti de Souza, Virginia Mara Prospero da Cunha, Camila Fornaciari Felicio, Jose Ronivan de Faria
440-449
PDF
Entre formação para a pesquisa e para a docência: relato de experiência e reflexão sobre o PIBID da Unesp/Marília (Between training for research and teaching: report of experience and reflection on PIBID of Unesp / Marília)
Shelton Ygor Joaquim De Cicco
450-464
PDF
PARTE II - O PIBID e a valorização do magistério
Contribuições do PIBID para a formação de professores de biologia (PIBID contributions to the training of Biology teachers)
Raimunda Alves Melo Alves Melo, Antonia Dalva França-Carvalho Dalva França-Carvalho
465-478
PDF
O PIBID nas áreas de Ciências Biológicas e Exatas: reflexões sobre a experiência do programa (PIBID in biological and exact sciences areas: reflections on the experience of the program)
Rita de Cássia de Alcântara Braúna, José Gomes Thomaz, Dyjane dos Passos
479-492
PDF
PIBID-diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas (PIBID-diversity: construction of epistemological bases in the formation of indigenous teachers)
Elias Nazareno
493-506
PDF
Contribuições para alfabetização e letramento com o ensino de geografia: uma experiência com o PIBID (Contributions to literacy in Geography teaching: an experience with PIBID)
Fábio Pessoa Vieira, Laura Santana Rodrigues, Deusiane Rodrigues dos Santos
507-518
PDF
Percurso de formação inicial e continuada: projetos interdisciplinares realizados no PIBID (Initial and continued training course: interdisciplinary projects done in PIBID)
Lourdes Maria Bragagnolo Frison, Vanessa Caldeira Leite, Cátia Simone Ribeiro Barcellos
519-532
PDF
PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente (PIBID: Analysis of the reflective portfolios of an interdisciplinary project and the teacher training)
Renata Sebastiani, Estéfano Vizconde Veraszto
533-543
PDF
Impactos do PIBID na formação de licenciandos: avaliação de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas (PIBID impacts on undergraduates formation: evaluation of fellows graduated in Physics, Chemistry and Biology)
Estéfano Vizconde Veraszto, Manuela Pellegrini, Tiemi Rinzo, Tatiane Gomes Rodrigues, Talitha Gonçalves Teodoro, Amanda Balestre Bertaglia
544-560
PDF
O organizador curricular por meio de atividade social: reflexões sobre o Pibid Língua Inglesa (The curricular organizer based on Social Activity: Reflections About PIBID English Language)
Daniela Vendramini Zanella, Tamara Cristine de Araújo
561-572
PDF
Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil (Potential of the PIBID for the initial and continued formation of Mathematics teachers in Brazil)
Márcio Urel Rodrigues, ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN, LUCIANO DUARTE SILVA
573-590
PDF
Implicações do PIBID na formação inicial de professores de Matemática (PIBID and its implications to mathematics teachers initial formation)
Luana Leal Alves
591-601
PDF
O PIBID e o desenvolvimento da Scholarship da docência do professor de Matemática (PIBID program and teaching scholarship development of mathematics teacher)
Maria Ivete Basniak, Everton José Goldoni Estevam
602-617
PDF
Potencialidades do PIBID na/para Licenciatura em Matemática (Potentialities of PIBID in/to Initial Preparation of Mathematics Teachers)
João Ricardo Viola dos Santos, Aline Amaro
618-633
PDF
O PIBID na Formação de Professores de Matemática em Cursos a Distância da UFMS (PIBID in UFMS distance courses of Mathematics teachers formation)
Thiago Pedro Pinto, Carla Regina Mariano da Silva
634-650
PDF
(Auto)Biografias no PIBID Matemática: um olhar sobre perspectivas de avaliação ((Auto) Biographies in PIBID Mathematics: a view about perspectives of assessment)
Maycon Douglas Ferreira, Luzia Aparecida Souza
651-665
PDF
Pesquisa na formação inicial: concepções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO (Research in initial training: academic conceptions of IFRO mathematics course)
Jaquelyne Macedo Ortega, Clara Paula de Lima, Fábio Santos de Andrade
666-675
PDF
Espiral da Aprendizagem Docente: compreensão de egressos acerca de tornar-se professor (Teacher Learning Spiral: the comprehension of graduates about the process of becoming a teacher)
FERNANDA FIGUEIRA MARQUEZAN, Marília Costa Morosini
676-691
PDF
O Pibid pedagogia na formação inicial e contínua de professores: considerações a partir dos diários de campo (The PIBID pedagogy in the initial and continuous education of teachers: considerations from the field diaries)
Thais de Sá Gomes Novaes, Carolinne da Silva Cabral, Gabriella Maria dos Santos
692-708
PDF
O Pibid como novo paradigma de formação de professores: vivências, saberes e práticas formativas inovadoras do subprojeto de Química da Unesp (PIBID as new paradigm of teachers training: experiences, knowledge and innovative formative practices of Unesp Chemistry subproject)
Amadeu Moura Bego
709-726
PDF
A construção de uma sequência didática investigativa com o tema ‘saúde’: um relato do PIBID-Biologia da UFABC (The construction of an investigative didactic sequence with the 'health' theme: A report of Pibid-Biologia da UFABC)
Amanda Porto Nascimento, Bianca Melo Cegolin, Cínthia Lira dos Santos, Natalia Pirani Ghilardi-Lopes
727-738
PDF
Leitura e interpretação: uma ferramenta pedagógica crítica e reflexiva. (Reading and interpreting: a critical and reflective pedagogical tool)
Silmara Silveira Lourenço, Jéssica Assumpção Oliveira, Hylio Lagana Fernandes
739-752
PDF
Representação social de licenciandos de Ciências Sociais do PIBID/UFRN (campus central) acerca da docência (Social representation of PIBID/UFRN social sciences licenses (campus central) about teaching)
Erivania Melo de Morais, Erivania Melo de Morais
753-771
PDF
O PIBID Diversidade na formação dos sujeitos do campo no Maranhão (PIBID diversity in formation of Maranhão’s countryside people)
ANDERSON BARROS
772-784
PDF
De uma ponta à outra: refletindo sobre atividades docentes em um subprojeto do PIBID (From one end to the other: reflecting on teaching activities in a subproject of PIBID)
Cláudia Mara Niquini, Hormindo Pereira Souza Júnior
785-798
PDF
As perspectivas ecologistas em Educação e as hortas pedagógicas e orgânicas: a ação do PIBID Geografia da UNISO (The ecological perspectives in education and pedagogical organic garden: the actions of PIBID- UNISO Geography)
Rodrigo Barchi
799-817
PDF
Formação de professores e resistência docente: o exemplo do PIBID (Teacher education and teaching resistance: the PIBID example)
Marcos de Oliveira Soares
818-829
PDF
Aprendizagens potencializadas por meio de novas tecnologias: uma vivência no ensino de História (Learning potentiated by means of new technologies: an experience in teaching History)
Elenise Oliveira Carneiro, Vera Lucia Trennepohl, Lidia Inês Allebrandt
830-843
PDF
PIBID História: um registro da festa do Rosário em Couto de Magalhães- Minas Gerais (PIBID history: a registry of the festival of the rosary in Couto de Magalhães-Minas Gerais)
Elizabeth Aparecida Duque Seabra, Franciely Cardoso de Almeida
844-858
PDF
Sequência didática no PIBID: uma experiência com circuitos elétricos (Didactic sequence in PIBID: an experience with electrical circuits)
Elaine Gomes Matheus Furlan, Higor Gustavo Pires, Miriam Colombini dos Santos, Paulo Cezar de Faria
859-875
PDF
Formação inicial e continuada de professores: PIBID matemática nos anos iniciais (Initial and continued teacher training: PIBID mathematical initial years)
Antonio Mauricio Medeiros Alves
876-889
PDF
Ações do PIBID de Matemática/UFRN e a formação de professores (PIBID Mathematics UFRN subproject’s actions and teacher education)
Fernando Guedes Cury, Giselle Costa de de Sousa, Mércia de Oliveira Pontes
890-900
PDF
O trabalho com a apreciação de poemas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (The work with appreciation of poems in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship)
Adriana Alves Fernandes Costa
901-912
PDF
Biodiesel: uma temática para o ensino de Química (Biodiesel: a theme for teaching Chemistry)
Josimara Cristina de Carvalho Oliveira, Pablo Rui dos Santos Mota, André Camargo de Oliveira, Iracilma da Silva Sampaio
913-923
PDF
O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química (The role of PIBID in the initial training of chemistry teachers)
João Paulo Mendonça Lima, Veleida Anahi da Silva, Wilmo Ernesto Francisco Júnior
924-942
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
mapa