Constituição da formação docente e do desenvolvimento profissional no PIBID: as aprendizagens do professor coformador (Education and professional development in teaching in the PIBID: the teacher co-former learning)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.158Palavras-chave:
Formação docente. Desenvolvimento profissional docente. PIBID. Professor coformadorResumo
Este estudo discute a formação e o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica na esfera do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem como alvo a valorização do magistério desse nível de ensino. Tem como objetivo compreender de que forma a participação do professor da Educação Básica nesse programa contribui para sua formação e seu desenvolvimento profissional docente. Constitui-se em um estudo qualitativo que lançou mão da entrevista semiestruturada como fonte principal de coleta de dados. Os principais aportes teóricos foram as proposições de Nóvoa (1999), Formosinho (2009) e Garcia (2009), além dos dispositivos legais do PIBID. Os dados empíricos revelaram que os sujeitos identificam mudanças em seu contexto profissional e, igualmente, o melhoramento de sua formação, resultados que atribuem à troca de saberes com os professores da universidade, bem como ao contato com os licenciandos, relação essa permitida pela sua participação no programa.
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