Constituição da formação docente e do desenvolvimento profissional no PIBID: as aprendizagens do professor coformador (Education and professional development in teaching in the PIBID: the teacher co-former learning)

Autores

  • Eunice Andrade de Oliveira Menezes Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Silvia Maria Nóbrega-Therrien Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Vanessa de Carvalho Forte Universidade Estadual do Ceará- UECE

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.158

Palavras-chave:

Formação docente. Desenvolvimento profissional docente. PIBID. Professor coformador

Resumo

Este estudo discute a formação e o desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica na esfera do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, que tem como alvo a valorização do magistério desse nível de ensino. Tem como objetivo compreender de que forma a participação do professor da Educação Básica nesse programa contribui para sua formação e seu desenvolvimento profissional docente. Constitui-se em um estudo qualitativo que lançou mão da entrevista semiestruturada como fonte principal de coleta de dados. Os principais aportes teóricos foram as proposições de Nóvoa (1999), Formosinho (2009) e Garcia (2009), além dos dispositivos legais do PIBID. Os dados empíricos revelaram que os sujeitos identificam mudanças em seu contexto profissional e, igualmente, o melhoramento de sua formação, resultados que atribuem à troca de saberes com os professores da universidade, bem como ao contato com os licenciandos, relação essa permitida pela sua participação no programa.  

Biografia do Autor

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Investiga a relação pesquisa-reflexividade como promotora de mudanças na prática profissional docente. Integra o Programa Observatório da Educação (OBEDUC) na execução do Projeto número 20667, intitulado "Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID" (CAPES/MEC). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas-GEPAS, na Universidade Estadual do Ceará-UVA. Tem experiência na área da educação, atuando, sobretudo, na formação de professores. Desenvolve estudos com ênfase nos seguintes temas: formação e desenvolvimento profissional docente, pedagogia universitária, professor reflexivo/professor pesquisador, relação ensino-pesquisa e educação infantil.

Silvia Maria Nóbrega-Therrien, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Enfermeira, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990), doutorado em Sociologia da Educação, pela Universidade de Salamanca, Espanha (2000) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de Valencia, Espanha (2008). Atualmente é professor Assistente N da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Educação e Saúde com ênfase em estudo sobre os sujeitos da profissão, atuando principalmente nos temas: educação superior, ensino e pesquisa, ensino e história, formação do pesquisador, profissão e práticas educativas em saúde coletiva .Líder do Grupo de Pesquisa Educação, História e Saúde Coletiva e Coordenadora do Laboratório- LEHSC. Membro da Câmara de Ciências Humanas, Linguagem e Artes da FUNCAP - Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará. Membro do Conselho Editorial da Editora da UECE-EdUECE. BOLSISTA De Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Menezes, E. A. de O., Nóbrega-Therrien, S. M., & Forte, V. de C. (2017). Constituição da formação docente e do desenvolvimento profissional no PIBID: as aprendizagens do professor coformador (Education and professional development in teaching in the PIBID: the teacher co-former learning). Crítica Educativa, 3(2), 313–327. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.158