O PIBID nas áreas de Ciências Biológicas e Exatas: reflexões sobre a experiência do programa (PIBID in biological and exact sciences areas: reflections on the experience of the program)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.152Palavras-chave:
Pibid, formação docente, identidade docente, saberes docentes.Resumo
Os cursos de licenciatura no país não vêm subsidiando conforme deveriam os licenciandos. Nesse sentido, algumas ações no campo das políticas públicas de formação docente têm sido propostas objetivando a melhoria da qualidade da formação inicial. Dentre eles, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) vem se destacando nesse contexto e, portanto, cabe analisar seus possíveis efeitos sobre essa formação. Tendo isso em vista, levantamos como objetivo geral do estudo compreender qual o lugar que o Programa ocupa na formação dos licenciandos de Ciências Exatas e Biológicas de uma Universidade Federal Mineira. Para tal, nos valemos de uma abordagem qualitativa, empregando-se na coleta de dados a técnica do Grupo Focal (GF). Os principais resultados do estudo sugerem que o Programa tem colaborado de modo significativo para a efetivação de uma nova relação entre o campo de formação e o campo de atuação profissional, com acentuada influência na construção identitária dos bolsistas, rivalizando, algumas vezes, com os estágios supervisionados. Contudo, inúmeras tensões continuam a desafiar as reais possibilidades de ação dos licenciandos no contexto das escolas, principalmente, no que diz respeito a perspectiva de uma formação mais contextualizada a esse espaço.
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