Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento (Memories about Pibid: conceptions, creation and dynamics of operation)

Autores

  • Hélder Eterno da Silveira professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.215

Palavras-chave:

Pibid. Formação de professores. Políticas públicas.

Resumo

Este texto apresenta memórias do Pibid nos últimos anos, a partir de minha experiência como gestor nacional do programa. Algumas reflexões trazidas aqui revelam como o programa se desenhou no Brasil e de que modo contribuiu para o melhoramento do processo de formação de professores praticado nos cursos de licenciatura. O programa, desenhado em 2007, foi redesenhado pedagogicamente ao longo dos últimos anos. Para isso, contou com a colaboração de vários docentes universitários e professores da educação básica que se envolveram em ações colegiadas para esboçar o design pedagógico-formativo do Pibid. Os projetos institucionais foram construídos a partir desse design que revelou ser uma das principais políticas públicas de formação docente dos últimos anos no país.

Biografia do Autor

Hélder Eterno da Silveira, professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG)

Doutor em Educação, professor da Universidade Federal de Uberlândia (MG). Atuou como Coordenador-Geral de Programas de Valorização do Magistério da CAPES, entre 2011 e 2015.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Silveira, H. E. da. (2017). Memórias sobre o Pibid: concepções, criação e dinâmica de funcionamento (Memories about Pibid: conceptions, creation and dynamics of operation). Crítica Educativa, 3(2), 50–62. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.215