Projeto PIDIB e “ser” professor: um processo construtivo (PIBID project and “to be” a teacher: a constructive process)

Autores

  • viviane Cristina Pavanetti de Souza UNITAU- Universidade de Taubate
  • Virginia Mara Prospero da Cunha UNITAU- Universidade de Taubate
  • Camila Fornaciari Felicio UNITAU- Universidade de Taubate
  • Jose Ronivan de Faria UNITAU- Universidade de Taubate

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.125

Palavras-chave:

PIBID, professor, educação

Resumo

PIBID é um programa criado com objetivo de incentivar a formação docente para a educação básica,buscando oportunizar o aprendizado do SER professor oportunizando aos alunos de licenciatura experiências praticas por meio da atuação em projetos nas escolas da rede publicas contando com o auxilio de um professor coordenador. Deste modo o programa busca elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura e mobilizar professores da rede pública de ensino como conformadores dos futuros docentes. Portanto o PIBID está diretamente ligado ao SER professor, quando se fala das experiências, aprendizado e oportunidades. O presente estudo possui como objetivo verificar qual significado do SER professor para os alunos do ultimo anode licenciatura do curso educação física que participam do PIBID. A pesquisa foi desenvolvida em uma Universidade do Vale do Paraíba, a amostra foi composta de 23 alunos. Como instrumento, foi aplicado um questionário. Após os questionários respondidos, foram feitas as análises dos dados e tabulados em formas de gráficos buscando apoio na literatura. Os resultados obtidos foram semelhantes aos da literatura, no qual existe uma ligação direta ao objetivo do programa PIBID que é aformação de professor.

 

 

 

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Souza, viviane C. P. de, Cunha, V. M. P. da, Felicio, C. F., & Faria, J. R. de. (2017). Projeto PIDIB e “ser” professor: um processo construtivo (PIBID project and “to be” a teacher: a constructive process). Crítica Educativa, 3(2), 440–449. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.125