Constituição dos saberes docentes na relação universidade-escola (Conception of teaching knowledge in the relation between universiy and school)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.166Palavras-chave:
Saberes docentes, PIBID, Formação inicial de professores de ciênciasResumo
Nos últimos anos, tem-se buscado uma valorização das licenciaturas no Brasil, a partir de parcerias entre a Universidade e a Escola, possibilitando uma diminuição do hiato entre Teoria e Prática. Com base nisso, há uma década a CAPES lançou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), ainda em vigência. Assim, este estudo busca mapear os saberes docentes constituídos no decorrer das experiências vivenciadas no encontro com a escola. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturada e analisados por meio da Análise Textual Discursiva, fundamentando-se nas compreensões de Tardif acerca dos Saberes Docentes definidos a partir da epistemologia da prática profissional. A pesquisa nos mostra como as vivências escolares marcam e ressignificam saberes advindos do contexto universitário, possibilitam aos licenciandos constituírem saberes próprios da docência que são constituídos no encontro com a escola. A partir da análise realizada, podemos afirmar que as experiências nos subprojetos contribuiu para uma perspectiva de educação preocupada com a contextualização do conhecimento e propiciou espaços de autonomia no exercício da prática docente.
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