O Pibid pedagogia na formação inicial e contínua de professores: considerações a partir dos diários de campo (The PIBID pedagogy in the initial and continuous education of teachers: considerations from the field diaries)

Autores

  • Thais de Sá Gomes Novaes Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP).
  • Carolinne da Silva Cabral
  • Gabriella Maria dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.154

Palavras-chave:

Formação de professores, Pibid, Formação contínua

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) é uma política pública educacional para aperfeiçoamento e valorização da formação de professores. Tal programa se concretiza na inserção de estudantes de licenciaturas no contexto de escolas públicas em que, orientados por um coordenador e um supervisor, participam das situações diárias da escola, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas. A presente investigação apresenta como tema a relação entre as ações do Pibid e a formação inicial e contínua de professores para atuação profissional na docência. A questão que norteou a investigação é: qual o impacto do Pibid na formação inicial e contínua dos participantes do programa? Para tanto, foram analisados os diários de campo – registro realizado pelas bolsistas durante a permanência no mesmo – a fim de identificar depoimentos que materializassem as contribuições do programa na formação docente. A pesquisa, configurou-se como qualitativa e de fonte documental. Apesar de o Pibid ser um programa extracurricular que não compreende a totalidade dos estudantes de licenciatura, os dados obtidos permitem inferir que ele representa uma importante ação governamental no sentido de melhorar a qualidade da formação de professores e, consequentemente, da educação.

Biografia do Autor

Thais de Sá Gomes Novaes, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP).

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do Colegiado de pedagogia da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP).

Carolinne da Silva Cabral

Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP). Professora da Educação Básica.

Gabriella Maria dos Santos

Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/CCP). Professora da Educação Básica.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

de Sá Gomes Novaes, T., da Silva Cabral, C., & dos Santos, G. M. (2017). O Pibid pedagogia na formação inicial e contínua de professores: considerações a partir dos diários de campo (The PIBID pedagogy in the initial and continuous education of teachers: considerations from the field diaries). Crítica Educativa, 3(2), 692–708. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.154