A docência na perspectiva da formação de formadores: uma contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID (Teaching in the perspective of the training of trainers: a contribution from the Institutional Program of the Initiation Scholarship to Teaching / Pibid)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.144Palavras-chave:
Profissionalização docente, Identidade profissional, LicenciaturasResumo
Embasado numa pesquisa de mestrado concluída, este artigo tem como objetivo identificar as concepções sobre a formação docente presentes nos discursos dos professores formadores participantes como coordenadores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/Pibid, no IF Sertão - PE. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa de inspiração fenomenológica, na perspectiva etnometodológica, com o fundamento de autores que referendam a discussão sobre formação e profissionalização docente, entre eles: Tardif (2014), Nóvoa (2009), Gatti (2014), Pimenta (2012), Roldão(2009). Este recorte apresenta de forma descritiva os resultados baseados nas entrevistas com os sujeitos diretos da pesquisa: nove professores formadores da instituição os quais atuam nas licenciaturas de Física e Química e no Pibid. Os resultados apresentados evidenciam as bases epistemológicas e praxiológicas da docência, apontados nas vivências e experiências dos professores, discutindo o que é ser professor e ser professor formador de formadores bem com a influência do programa nas concepções de formação e prática docente. Conclui-se que o programa tem mobilizado o desenvolvimento profissional dos professores no sentido de não apenas saber para ensinar, mas também, saber como ensinar.
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