Pibid e Prodocência: diálogos (trans)formadores da profissão docente (Pibid and Prodocência: teaching profession (trans)forming dialogues)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.186Palavras-chave:
Formação de professores, Valorização docente, Consolidação das licenciaturas.Resumo
O presente artigo versa sobre as experiências formativas do Prodocência e do Pibid no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, abordando aspectos desde sua implantação na referida Instituição de Ensino Superior até o cenário atual dos programas. Assim sendo, o Prodocência e o Pibid propõem o planejamento coletivo e a capacitação de todos os envolvidos numa perspectiva interdisciplinar como eixo norteador das atividades, promovendo a consolidação e fortalecimento das licenciaturas num âmbito institucional. Ademais, propiciam discussões e reflexões acerca do processo de ensino e de aprendizagem, por meio de um arcabouço teórico que sustenta e mobiliza diferentes concepções e práticas educativas. É possível afirmar que o Prodocência e o Pibid constituem-se como espaços híbridos na formação docente, à medida que promovem a articulação entre a teoria e a prática, bem como aproximam as escolas da educação básica e as instituições de ensino superior. Nesse sentido, as proposições, intervenções e reflexões ocasionadas por ambos programas, favorecem a melhoria da qualidade dos cursos nesse locus de formação de professores, contemplando a tríade: ensino, pesquisa e extensão.
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