Pibid e Prodocência: diálogos (trans)formadores da profissão docente (Pibid and Prodocência: teaching profession (trans)forming dialogues)

Autores

  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Natalia Carvalhaes de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano
  • Rodolfo Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.186

Palavras-chave:

Formação de professores, Valorização docente, Consolidação das licenciaturas.

Resumo

O presente artigo versa sobre as experiências formativas do Prodocência e do Pibid no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, abordando aspectos desde sua implantação na referida Instituição de Ensino Superior até o cenário atual dos programas. Assim sendo, o Prodocência e o Pibid propõem o planejamento coletivo e a capacitação de todos os envolvidos numa perspectiva interdisciplinar como eixo norteador das atividades, promovendo a consolidação e fortalecimento das licenciaturas num âmbito institucional. Ademais, propiciam discussões e reflexões acerca do processo de ensino e de aprendizagem, por meio de um arcabouço teórico que sustenta e mobiliza diferentes concepções e práticas educativas. É possível afirmar que o Prodocência e o Pibid constituem-se como espaços híbridos na formação docente, à medida que promovem a articulação entre a teoria e a prática, bem como aproximam as escolas da educação básica e as instituições de ensino superior. Nesse sentido, as proposições, intervenções e reflexões ocasionadas por ambos programas, favorecem a melhoria da qualidade dos cursos nesse locus de formação de professores, contemplando a tríade: ensino, pesquisa e extensão.

Biografia do Autor

Christina Vargas Miranda Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutoranda em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Coordenadora de Área do Pibid - subprojeto Química/IF Goiano - Campus Urutaí

Integrante do Prodocência/IF Goiano - Campus Urutaí

Luciana Aparecida Siqueira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí

Coordenadora de Área do Pibid - subprojeto Interdisciplinar/ IF Goiano - Campus Urutaí

Coordenadora local do Prodocência/IF Goiano - Campus Urutaí

Natalia Carvalhaes de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Microbiologia pela Universidade Federal de Goiás

Especialista em Docência Universitária pela Universidade Estadual de Goiás

Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Goiano - Campus Trindade

Coordenadora de Ensino/ IF Goiano - Campus Trindade

Coordenadora Institucional do Prodocência/IF Goiano

Rodolfo Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás.

Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal Goiano

Coordenador Geral de Planejamento Institucional e Governança/ Reitoria IF Goiano

Coordenador Adjunto do Prodocência/IF Goiano

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Carvalho, C. V. M., Silva, L. A. S., Oliveira, N. C. de, & Carvalho, R. (2017). Pibid e Prodocência: diálogos (trans)formadores da profissão docente (Pibid and Prodocência: teaching profession (trans)forming dialogues). Crítica Educativa, 3(2), 401–412. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.186