Trabalho Docente: uma leitura dos professores na instituição da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Teaching Work: a reading of the teachers in the institution of the Federal Network of Professional Scientific and Technological Education)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.150Palavras-chave:
OBEDUC, Trabalho Docente, Educação Profissional, Prática Pedagógica.Resumo
RESUMO
Este artigo objetiva analisar dados quantitativos, referentes ao trabalho docente, que foram coletados por uma pesquisa do Observatório da Educação (OBEDUC), iniciada em 2010 e concluída em 2014, em uma conceituada e tradicional instituição de Educação Profissional, vinculada à Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT). Neste sentido, este texto está centrado na apresentação da investigação realizada pelo Núcleo de Pesquisa, sediado na PUC-Minas, que investigou a formação/profissionalização e o trabalho dos docentes dessa instituição, localizada em Belo Horizonte. Nessa perspectiva, atividades e aspectos importantes relativos ao ofício do professor relacionados ao fazer desse profissional, no que tange à prática pedagógica e que extrapolam a prática da docência, tanto são explicitados e analisados, quanto evidenciados nas suas fragilidades, dificuldades, avanços e superações. A análise dos dados envolveram sete aspectos, a saber: Disciplinas lecionadas; Plano de ensino; Técnicas e Recursos didáticos utilizados na prática docente; Avaliação discente; Prática Docente; Questões que impactam negativamente o trabalho docente; Motivos que levam o professor a sentir o bem-estar.
Palavras-chave: OBEDUC; Trabalho Docente; Educação Profissional; Prática Pedagógica.
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