Um estudo de caso sobre os saberes docentes na visão dos licenciandos participantes do PIBID do IF Sertão PE (Study case about teacher knowledge in the view of IF Sertão PE PIBID undergraduates)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.208Palavras-chave:
Saberes Docentes, Formação Docente, PIBID.Resumo
Este estudo propõe uma reflexão sobre os saberes docentes na visão dos licenciados que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Diante desse contexto, esta pesquisa objetivou relacionar quais os saberes necessários para ser docente na visão dos licenciandos que participaram do PIBID no IF Sertão PE, de maio de 2010 a fevereiro de 2014. Utilizou-se como metodologia a aplicação de um questionário online enviado a todos os licenciandos dos cursos de Licenciatura em Física e Química da Instituição que participaram do Programa no período proposto e da realização de uma entrevista com 5 alunos que concluíram tais cursos. Estes cursos foram escolhidos por terem aderido ao PIBID desde a implantação na instituição. Concluímos que os pibidianos concordam com saberes propostos por Gauthier et al (2006), Freire (1996) e Tardif (2012) nos estudos divulgados na comunidade acadêmica.
Referências
BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, set./dez. 1999. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/167/166>. Acesso em: 30 jul. 2015.
DAL-FARRA, Rossano André. LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 67 – 80, 2013. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2698/2362>. Acesso em: 02 fev. 2015.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GARCIA, Lucas Venício. A formação docente dos subprojetos de química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 18 jan. 2013. Disponível em: <http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/3104>. Acesso em: 20 out. 2014.
GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
MEDEIROS, Régis. Quais os saberes necessários para a prática docente, Freire, Tardif e Gauthier respondem? Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire, São Paulo: Universidade Federal de Pelotas, n. 1, 2005.
Disponível em: <http://www2.ufpel.edu.br/fae/paulofreire/novo/br/pdf/558.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2015.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: um guia prático para o acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.
RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço escolar: um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, n. 31, p. 103 a 118, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/31/espaco_escolar.pdf>. Acesso em: 04 out. 2015.
SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], n. 13, p. 5 – 24, jan./fev./mar./abr. 2000. Disponível em: <http://anped.org.br/rbe/numeros_rbe/revbrased13.htm>. Acesso em: 05 dez. 2014.
______. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.