Contribuições e desafios do Pibid: o desenvolvimento profissional docente e a parceria entre instituições de ensino superior e escolas básicas (Contributions and challenges of the Pibid: teacher development and partnership among undergraduate institutions and primary and secondary schools)

Autores

  • Francisco José de Lima Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha Universidade Metodista de Piracicaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.120

Palavras-chave:

Pibid, desenvolvimento profissional docente, parceria universidade-escola

Resumo

O artigo discute as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para o desenvolvimento profissional docente, em especial dos professores supervisores, e a colaboração entre instituições de ensino superior e escolas de educação básica. Para o desenvolvimento do estudo de caso foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores supervisores e observação de encontros de planejamento envolvendo todos os participantes do Programa.  Os resultados apontam que embora professores supervisores e licenciandos ocupem posições definidas na estrutura do Programa, as posições entre quem ensina e quem aprende se alternam. Quando considerados os encontros envolvendo professores supervisores, professores do ensino superior e licenciandos, já se pode reconhecer uma hierarquia mais estruturada e uma subordinação dos professores supervisores aos professores do ensino superior.  Coloca-se como desafio a reelaboração da relação entre professores do ensino superior e professores supervisores de modo que suas posições – quem ensina e quem aprende, quem planeja e quem executa - também possam ser alternadas como a experimentada entre professores supervisores e licenciandos.

Biografia do Autor

Francisco José de Lima, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba. Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará.

Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Universidade Metodista de Piracicaba

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

de Lima, F. J., & Cunha, R. C. O. B. (2017). Contribuições e desafios do Pibid: o desenvolvimento profissional docente e a parceria entre instituições de ensino superior e escolas básicas (Contributions and challenges of the Pibid: teacher development and partnership among undergraduate institutions and primary and secondary schools). Crítica Educativa, 3(2), 424–439. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.120