Biodiesel: uma temática para o ensino de Química (Biodiesel: a theme for teaching Chemistry)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.156Palavras-chave:
Tema Transversal, Ensino de Química, Resíduo de óleo, PIBIDResumo
Trabalhou-se com o tema biodiesel na forma de projeto de intervenção, na disciplina de química no terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Rorainópolis - RR em 2015. A proposta permitiu a contextualização da temática com o ensino de química, a sensibilização ambiental em relação ao resíduo de óleo de fritura, interação entre os estudantes, além de incentivar a busca de conhecimento e de tornar as aulas mais interessantes. Fez-se um levantamento sobre o conhecimento prévio dos estudantes sobre a temática vinculando alguns conceitos de química orgânica. Após o diagnóstico, desenvolveu-se uma sequencia de ações para a aplicação do projeto. Na parte prática, os estudantes ajudaram a montar a miniusina e a maquete, e perceberam o significado de se pesquisar, projetar e também de preservar o meio ambiente. Ao final realizou-se a avaliação da metodologia na aprendizagem. Os resultados foram muito satisfatórios e percebeu-se que os estudantes se identificam melhor com aulas diferenciadas e projetos que envolvam experimentação relacionada ao conteúdo trabalhado em sala de aula do que com as aulas tradicionais. Sendo assim, o professor deve se esforçar para melhorar sua prática pedagógica a fim de melhor ensinar.
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