Contribuições para alfabetização e letramento com o ensino de geografia: uma experiência com o PIBID (Contributions to literacy in Geography teaching: an experience with PIBID)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.151Palavras-chave:
Pibid, Paisagem, Geografia, Leitura, EscritaResumo
O artigo visa apresentar outras possibilidades de leitura e escrita, a partir de uma experiência propiciada pelo PIBID. Possibilidade que se realiza a partir de um entendimento de que é possível desenvolver as habilidades de alfabetização e de letramento, tendo como elementos o vivido e o cotidiano. Para tanto, desenvolvemos um projeto sobre leituras das paisagens, que visou possibilitar aos estudantes, do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no município de Tocantinópolis-TO lerem o mundo e as palavras. O cerne metodológico, orientado por um viés construtivista, é o estudo do meio, que visou propiciar aos estudantes a leitura das transformações das paisagens existentes em seu lugar. Como resultado, foi elaborado, pelos estudantes, com orientação das bolsistas de iniciação à docência, uma maquete como um produto gerado a partir da leitura do mundo vivido por eles e que possa vir a servir como um material didático para estudos futuros sobre o seu espaço e o seu lugar.
Referências
ARTIOLI, Carmem Lúcia; ALMEIRA, Juliana Santana de, LIMA; Viviane de Almeida (Org). Contribuições do PIBID/UFT para Docência. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Coordenação De Aperfeiçoamento De Pessoal De Nível Superior – Capes. Portaria n. 096, de 18 de julho de 2013.
BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis. Alfabetização e Letramento: Por uma Proposta Didática Para Alfabetizar Letrando. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2010, Teresina. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação: O PENSAMENTO PEDAGOGICO NA CONTEMPORANEIDADE. Teresina: Universidade Federal do Piauí- UFPI, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas-SP: Papirus, 2008.
_______. Ensino de Geografia e diversidade: Construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In CASTELLAR, Sônia (Org.) Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2010.
CALLAI, Helena Copetti, Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005
CURTO, Luís Maaruny; MORILLO, Maribel Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. 2 v. Porto Alegre: Artmed, 2000.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.
FONTES, Francicleide Cesário de Oliveira, BENEVIDES, Araceli Sobreira. Alfabetização de crianças: dos métodos à alfabetização em uma perspectiva de letramento. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 2013, Vitória da Conquista - BA. Anais Fiped V (2013). Vitória da Conquista - BA, 2013. v. I. Disponível em:< http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_101_cc5184d6d9e54ff6989cf11c146e12db.pdf> Acesso em 24 Abril. 2017.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo. n.19, p.20-28, 2002.
LOCATELLI, Cleomar; CASTRO, JhonWeiner; PASSOS, Vânia Maria de A. (Org.). PIBID da UFT: O desafio de formar professores. Nagô Editora, 2014.
MARANDOLA Jr Eduardo. Lugar Enquanto Circunstancialidade In: MARANDOLA Jr Eduardo, HOLZER Wherther, OLIVEIRA Lívia de (Orgs). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p.227-247.
PONTUSCHKA, Nidia Nacib. A Geografia: pesquisa e ensino. In: ALESSANDRI, Ana Fani Carlos (Org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.
RELPH, Edward. Reflexões sobre a Emergência, Aspectos e Essência de Lugar. In: MARANDOLA Jr Eduardo, HOLZER Wherther, OLIVEIRA Lívia de (Orgs). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p.17-32, 2012.
SANTOS, Laudenides Pontes dos. O Estudo do Lugar no Ensino de Geografia: Os Espaços Cotidianos na Geografia Escolar. Rio Claro, 2010. Disponível em:< https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/95559/santos_lp_me_rcla.pdf?sequence=1>. Acesso em: 24 Abril 2017.
TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitude e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.
VLACH, Vânia Rubia Farias. Fragmentos para uma discussão: método e conteúdo no ensino da Geografia de primeiro e segundo graus. In: O ensino da Geografia em questão e outros temas. São Paulo. Disponível em: <http://www.agb.org.br/files/TL_N2.pdf>. Acesso em: 02 set.2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.