Programa OBEDUC: Caminhos trilhados na formação dos profissionais da educação (OBEDUC program: tracked roads in continued education professional training)

Autores

  • ARIANE XAVIER DE OLIVEIRA
  • LETÍCIA VIDIGAL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
  • NATHALIA MARTINS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
  • DIENE EIRE DE MELLO Universidade Estadual de Londrina
  • SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONRINA.

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.171

Palavras-chave:

Profissionais da Educação. Formação Continuada. Educação.

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão acerca dos impactos, vivências, contribuições e desafios do Programa OBEDUC (Observatório da Educação) desenvolvido na Universidade Estadual de Londrina (UEL) orientado pela área de Didática. A pesquisa denomina-se exploratória e descritiva ao passo que procurou investigar, analisar, pensar e compreender a realidade. Além do mais, revela uma abordagem qualitativa quanto aos meios de investigação, utilizando-se de questionários. Nesse estudo, dispomo-nos a apresentar e analisar as informações relativas ao diagnóstico das percepções e contribuições do projeto desenvolvido ao Programa OBEDUC na prática pedagógica dos professores envolvidos. Como impactos e vivências, o projeto intitulado “A práxis pedagógica: concretizando possibilidades para a avaliação da aprendizagem” proporcionou a transformação da realidade à medida que adentrou nos entornos das escolas envolvidas para delinear os percursos em prol de mudanças nos processos de ensinar e aprender. As contribuições foram ao encontro com a mudança de pensamento dos professores e a constituição de uma nova consciência voltada ao desenvolvimento humano dos sujeitos, traduzida pela nova práxis pedagógica executada por cada docente.

Biografia do Autor

ARIANE XAVIER DE OLIVEIRA

PEDAGOGA (UEL). MESTRANDA EM EDUCAÇÃO (UEL).

LETÍCIA VIDIGAL, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.

PEDAGOGA (UEL). MESTRANDA EM EDUCAÇÃO (UEL).

NATHALIA MARTINS, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.

Mestranda em Educação, discente do curso de Especialização em Docência na Educação Superior, graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina, formação em magistério nível médio.

DIENE EIRE DE MELLO, Universidade Estadual de Londrina

Pedagoga, Mestre em Tecnologia pela UTFPR, Doutora em Educação pela UEM, Pos-doutorado em Educação com ênfase em E-learning pela UAB- POrtugal

SANDRA APARECIDA PIRES FRANCO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONRINA.

Possui Graduação em Letras pela UEM, Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Doutorado em Letras na UEL(2008) e Pós-Doutorado em Educação pela UNESP de Marília - SP (2016). 

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

OLIVEIRA, A. X. D., VIDIGAL, L., MARTINS, N., DE MELLO, D. E., & FRANCO, S. A. P. (2017). Programa OBEDUC: Caminhos trilhados na formação dos profissionais da educação (OBEDUC program: tracked roads in continued education professional training). Crítica Educativa, 3(2), 173–187. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.171