Aprendizagens potencializadas por meio de novas tecnologias: uma vivência no ensino de História (Learning potentiated by means of new technologies: an experience in teaching History)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.147Palavras-chave:
História. Tecnologias. Ensino. Aprendizagens. Pibid.Resumo
O propósito geral é refletir sobre uma experiência vivenciada no PIBID/UNIJUÍ/CAPES, pelo subprojeto da História da UNIJUÍ, numa escola do ensino fundamental, que envolveu estudos e produções na universidade. O foco é evidenciar como o uso dos recursos tecnológicos nos processos de ensino e de aprendizagem contribuem para potencializar a autonomia e o envolvimento dos alunos pelos estudos. A proposta pedagógica nasceu de uma demanda da escola ao PIBID UNIJUÍ, desenvolvido através de um projeto interdisciplinar que envolveu os pibidianos e os professores de uma das turmas e que considerou a recorrente pergunta dos estudantes: por que temos que estudar história, inglês, matemática...? Para tanto, além da pesquisa de sua história e da história das charqueadas no Rio Grande do Sul, os recursos tecnológicos disponíveis foram empregados como possibilidade de ampliar a pesquisa e efetuar a sistematização de aprendizagens e, por meio destas, compreender o porquê estudar história. Os resultados apontam para o significado de um planejamento interdisciplinar, de modo a buscar respostas ao problema explicitado, no caso o motivo pelo qual se estuda, no qual constatou-se que os recursos tecnológicos são potencializadores dos estudos tornando os alunos protagonistas de sua aprendizagemReferências
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