Representação social de licenciandos de Ciências Sociais do PIBID/UFRN (campus central) acerca da docência (Social representation of PIBID/UFRN social sciences licenses (campus central) about teaching)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.182Palavras-chave:
PIBID/UFRN. Representação Social. Formação DocenteResumo
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID têm buscado valorizar a formação inicial de estudantes das licenciaturas. Dentre as suas finalidades que aparecem na Portaria Normativa n° 38, de 12 de dezembro de 2007 que o instituiu, estão: incentivar a docência; valorizar do magistério; promover a articulação entre as universidades e a escola; além de promover a melhoria da qualidade da educação básica. Diante dessa perspectiva, este trabalho, tem como objetivo refletir sobre a Representação Social de licenciandos do curso de Ciências Sociais do PIBID/UFRN acerca da Docência. Para isso, nos respaldamos na teoria das Representações Sociais a partir de Moscovici (1978; 2010) que coloca essa teoria como relevante, para compreendermos as práticas sociais e os diferentes contextos. Os sujeitos da pesquisa ora apresentada, foram 14 licenciandos de Ciências Sociais e o nosso lócus, foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Esta foi uma pesquisa de caráter qualitativo onde buscamos sob a égide de Bardin (2010) interpretar e refletir a respeito dos sentidos da docência. Como instrumentos metodológicos, utilizamos a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, para constituirmos campos semânticos da docência que apreendemos como sensível/afetiva; formação e reflexividade; Fazer da pratica e utilizamos a entrevista semiestruturada para compreendermos como esses licenciandos estavam entendendo a docência a partir das suas experiências com o PIBID/UFRN.
Referências
BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. Tradução Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2010.
BRASIL. Lei n° 9.394: Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> 20 de maio de 2015. Acessada em: 28 de Outubro de 2016
_______ Ministério da Educação. Programa Institucional de Iniciação à Docência. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. Acesso em 26 de Julho de 2016.
_______. Ministério da Educação. Programa Institucional de Iniciação à Docência. PIBID/UFRN. Disponível em : http://www.pibid.ufrn.br/. Acesso em 28 de Julho de 2016.
_______. PORTARIA N°38. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID. Disponivel em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_Normativa_38_PIBID.pdf> Acesso em 28 de abril de 2016.
_______. Resolução CNE/CP nº 2, de 1 de Julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/mais-educacao/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015>. Acesso em 26 de Março de 2016.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Editora: Martin Claret, 2007.
DUVEEN, G. Introdução: o poder das ideias. In: MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
FARR, R. M. Representações sociais: a teoria e sua história. In: GUARESCHI, P. A.;
JOVCHELOVITCH, S. (Org). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 31-59.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MAZZOTTI, Alda Judith Alves-. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: aspectos teóricos e aplicações à Educação. Em Aberto, Brasília, ano 14, n.61, jan./mar. 1994.
MELO, Elda Silva do Nascimento. Campo social e representação social da formação docente: o olhar dos agentes. Natal, RN, 2005. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós Graduação em Educação.
MINAYO, Maria C. de S. O conceito de Representações Sociais dentro da sociologia clássica. In: JOVCHELOVITCH, Sandra; GUARESCHI, Pedrinho. Textos em representações sociais. Vozes: Petrópolis, 1994. p. 89-101.
MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
_______________. Representações sociais: Investigações em Psicologia Social. 9 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
NOBREGA, Sheva Maria da. Sobre a teoria das representações. In: PAREDES MOREIRA, Antônia Silva (Org.). Representações Sociais: teoria e prática. João Pessoa: Editora Universitária/Autor Associado, 2001. p. 55-87.
NOVOA, Antônio. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid: 2009. .
NOVOA, Antônio.(Org.). Os professores e a sua formação. 2 ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
PERRENOUD, Philippe. Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e razão pedagógicas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
PERRENOUD, Philippe. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU. Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Docência em Formação).
RAMALHO, Betânia Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Aprendizagem da docência, formação e desenvolvimento profissional: trilogia da profissionalização docente. In: RAMALHO, Betânia Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán (Orgs). Formação, Representação e saberes docente: elementos para se pensar a profissionalização dos professores. Campinas, SP: Mercado de letras, 2014.
RELATORIO DE GESTÃO 2009 À 2014. VOL II. CAPES. Disponível em < http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-gestao-vol-2-com-anexos.pdf> Acesso em 28 de Março de 2016.
RELATORIO DE GESTÃO/DEB 2009 À 2014. VOL I. CAPES. Disponível em < http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-gestao-vol-1-com-anexos.pdf> Acesso em 28 de Março de 2016.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
SÁ, C. P. de. A construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1988.
SÁ, C. P. Núcleo Central das Representações sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SÁ, C. P. Representações Sociais e o estado atual da teoria. In SPINK, Mary Jane. O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1993.p. 19-45.
SCHON, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: ARMED, 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.Tradução. Anette Pierrette R. Botelho e Estela Pinto R. Lamas. Portugal: Porto editora, 2007.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas; tradução de João Batista Kreuch. 8. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
VEIGA, Ilma Passoa Alencastro; d’ÀVILA, Cristina Maria (orgs.). Formação docente: Novos sentidos, novas perspectivas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Docência como atividade profissional. In:__ VEIGA, Ilma Passoa Alencastro; d’ÀVILA, Cristina Maria (orgs.). Formação docente: Novos sentidos, novas perspectivas. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico). p. 13-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.