Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A Crítica Educativa só aceitará trabalhos que estejam adequados aos formatos regulamentados pela ABNT, e no caso de trabalhos estrangeiros, por instituição correspondente no território de origem;

  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • a formatação das páginas deverá ser configurada em A4 com margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2 cm;

  • título e, se for o caso, subtítulo, que devem indicar o conteúdo do texto (título: no máximo 10 palavras; subtítulos: no máximo 15 palavras); devem ser centralizados, fonte Times New Roman e negrito, corpo 12;

  • identificação do autor ou autores não deve constar no texto encaminhado;

  • a primeira página do texto deve conter: título e, se for o caso, subtítulo, resumo (no máximo 1.300 caracteres com espaço), abstract (em inglês), e entre três e seis palavras-chave e key-words;

  • os textos devem ser apresentados em formato “word” (versão 6.0 ou posterior), alinhados (justificados), e editados na fonte Times New Roman, corpo 12 e espaçamento entre linhas de 1,5;

  • Citações e referências:

    * “Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002”:
    http://www.bco.ufscar.br/servicos-bco/capacitacao-do-usuario/normalizacao-de-trabalhos/guia-para-elaboracao-de-referencias/view

    * “Guia para elaboração de Referências: de acordo com NBR 6023/2002”:
    http://www.bco.ufscar.br/servicos-bco/capacitacao-do-usuario/normalizacao-de-trabalhos/guia-para-elaboracao-de-referencias/view


  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista;

  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

  • Todos os autores que publicam na Crítica Educativa devem ter cadastro no Orcid - Open Researcher and Contributor ID - (https://orcid.org/), “que é um identificador digital único, gratuito e persistente, que distingue um acadêmico/pesquisador de outro e resolve o problema da ambiguidade e semelhança de nomes de autores e indivíduos, substituindo as variações de nome por um único código numérico, algo como “0000-0002-0123-208X.”. Dessa forma, facilita o registro de informações e automatiza a atualização das publicações e produções (artigos, trabalhos, etc)” (<http://www.sibi.usp.br/apoio-pesquisador/identificacao-pesquisadores/orcid-2/orcid-caracteristicas/>).

    Assim sendo, os autores devem informar o Orcid nos metadados, devendo constar também na nota de rodapé descritiva da biografia, que é publicada na primeira página de todas as produções que constam no periódico.

  • Tamanho dos textos: entre 30.000 e 50.000 caracteres com espaço;

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

  • O texto está no template indicado; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL);

Diretrizes para Autores

Poderão ser publicados na Crítica Educativa os seguintes tipos texto:

  • artigos;
  • ensaios;
  • resenhas;
  • resumos de teses e dissertações;
  • traduções de textos não disponíveis em língua portuguesa;
  • relatos de experiência;
  • debates;
  • documentos históricos e conjunturais;
  • republicação de textos e/ou excertos de textos clássicos;
  • entrevistas com personalidades significativas para a área da educação.

Contudo, os artigos que relatem resultados de pesquisas realizadas terão precedência sobre os demais tipos de trabalhos.

Processo de Submissão de Trabalhos

Os trabalhos serão submetidos à avaliação pela Crítica Educativa apenas por meio da página eletrônica. Ao proceder à submissão, o autor deverá garantir a exclusividade para a revista, até que se ela se manifeste sobre o texto avaliado.

O trabalho submetido deverá ser inédito e enviado sem os nomes dos autores e/ou qualquer referência que possa identificá-los.

A Crítica Educativa reserva-se o direito autoral do trabalho publicado, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição e com a devida citação da fonte.

Os trabalhos publicados representam o ponto de vista de seus autores e não a posição da Crítica Educativa ou dos que compõem seu Comitê, Comissão ou Conselho Editorial.

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Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais

 O objetivo do dossiê é reunir trabalhos que conjuntamente contribuam para produzir e comunicar memória a respeito de experiências que envolveram a formulação de políticas públicas e práticas educativas sustentadas pela ideia-força que existe uma intrínseca relação entre Democracia Participativa e Educação Cidadã. Pretende-se dar visibilidade às experiências que produziram conhecimento sobre a gestão de processos participativos e a criação de instrumentos de democratização do acesso à escola e ao conhecimento, em diferentes regiões do país ou produções internacionais análogas. Para submissão de trabalhos considerar, dentre outras possibilidades, as seguintes temáticas:

* Democracia Participativa: conceitos, experiências e referências de luta contra a mercantilização da educação e a favor de uma Escola Cidadã

* Escola Cidadã: legados e reinvenção

* Paulo Freire e a escola cidadã: experiências e produção de conhecimento

* Outras experiências de Educação Cidadã: identidades locais e enfrentamentos temáticos globais

* Glossário da Educação Cidadã: legados e reinvenção

Pretendemos ainda, com a organização deste trabalho, colaborar nesse espaço da revista Crítica Educativa, com o diálogo constante entre educação e democracia, em perspectiva cidadã e participativa e convidamos à contribuição com a seção inédita e especial para o presente dossiê denominada “Cartas Pedagógicas”, de acordo com as seguintes orientações: “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo.

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã"- Cartas Pedagógicas

 “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo. * Ressalta-se que para a submissão das cartas pedagógicas utilizar o mesmo template da revista.

Cartas Pedagógicas

 “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo. * Ressalta-se que para a submissão das cartas pedagógicas utilizar o mesmo template da revista.

Dossie Modos de Narrar a Vida

O dossiê "Modos de narrar a vida", a ser publicado no v. 6 n. 2 (2021) da Revista Crítica Educativa da Universidade Federal de São Carlos, reunirá artigos que se situam no âmbito das abordagens biográficas (histórias de vida em formação, pesquisa biográfica, pesquisa narrativa, pesquisa (auto) biográfica, investigación narrativo-biográfica), que tomam como fonte de pesquisa as narrativas da experiência vivida em três perspectivas: como fenômeno antropológico, método de investigação científica e prática reflexiva de pesquisa-ação-formação. Ao longo dos últimos 40 anos, essa área da pesquisa qualitativa em Educação ampliou consideravelmente seu campo teórico-conceitual e métodos de investigação, explorando as narrativas biográficas e autobiográficas, a automedialidade, fotobiografias, videobriografias, autobiografismo, ludobiografias, autobiogeografias, autobiografia alimentar, musicobiografização como “modos de narrar a vida”. O objetivo do Dossiê é dar visibilidade a pesquisas e ensaios com foco nos múltiplos instrumentos semióticos que mediam as narrativas de si, incluindo a ficção literária, cartas pessoais, cartas pedagógicas, diários íntimos ou profissionais, diários escolares, poemas, memoriais, autobiografias, biografias, portfólios, fotografias, vídeos, romances de formação, projetos de si, projetos de vida. O interesse é aprofundar o diálogo entre Educação, Artes, Saúde, Ciências humanas e Sociais, Literatura, Cinema entre outras áreas de conhecimento e de autoconhecimento do humano no curso da vida, desde a mais tenra infância e por toda sua existência.

Prazo de submissão: 12 de dezembro/2021. Publicação: dezembro/2021 https://www.criticaeducativa.ufscar.br

 

Organização: Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama - UFSCar

Profa. Dra. Maria Conceição Passeggi – UFRN| UNICID

Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa - UFSCar

Prof. Leandro Limoni de Campos Fonseca - UFSCarPrazo

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