Um Olhar para os Portfólios produzidos pelo PIBID/UNIFEI (A look at portfolios produced in PIBID/INIFEI)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.179Palavras-chave:
Análise do Discurso, Reflexão, Autoria, Iniciação à Docência, Formação de ProfessoresResumo
Este texto apresenta algumas considerações sobre assuntos abordados no decorrer de uma pesquisa de mestrado concluída, na qual foram investigados vestígios de reflexão e de autoria que poderiam estar presentes (ou não) nos portfólios produzidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Com o suporte teórico-metodológico da Análise de Discurso construiu-se o dispositivo analítico que levou em consideração os ditos, não-ditos e silêncios, e as formações ideológicas e discursivas que permearam os discursos. O corpus da pesquisa compôs-se de recortes de reflexão dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) dos subprojetos do Pibid-UNIFEI, nos anos de 2014 e 2015, quando de suas vivências nas atividades proporcionadas pelo programa, extraídos dos portfólios. Com suporte teórico dos estudos de alguns pesquisadores como Nadal, Alves e Papi (2004), Araújo (2007), Silva e Sá-Chaves (2008), Amâncio (2011), Assolini (2003) e Orlandi (2005, 2010, 2011) entre outros, pode-se concluir que o uso dos portfólios pode tanto dar voz aos sujeitos que estão no processo de formação, proporcionando situações de reflexão e de assunção da posição-autor, como podem perpetuar discursos autoritários e por vezes calar vozes.Referências
AMÂNCIO, Isabel A. P. Portfólio: desafio à prática e à formação docente. Dissertação. PUC, São Paulo, 2011.
ARAÚJO, Elaine S. O uso do portfólio reflexivo na perspectiva histórico cultural. In 30ª Reunião Anual da ANPEd. Caxambu, 2007.
ASSOLINI, Filomena E. P. Interpretação e letramento: os pilares de sustentação da autoria. Tese. USP, São Paulo, 2003.
ASSOLINI, Filomena E. P. A escrita no discurso de sujeitos-professores: relações com a língua, repercussões em seus saberes profissionais e processo de subjetivação. In VI SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso – 1983-2013 – Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença. Porto Alegre, 2013.
BRESSAN, Mariele Z. Sujeito e Autoria: entre a unidade e a dispersão o efeito de fechamento. In IV SEAD – Seminário de Estudos em Análise do Discurso – 1969-2009 – Memória e história na/da Análise do Discurso. Porto Alegre, 2009.
CARREIRA, Alessandra F. Sobre a singularidade do sujeito na posição de autor. In Revista Linguagem em (Dis)curso, volume 1, número 2, jan./jun. 2001.
AUTOR, Análise de Discurso nos Portfólios do Pibid/UNIFEI: marcas de reflexão e de autoria. Dissertação. UNIFEI, Itajubá/MG. XXX.
DEB/CAPES, Diretoria de Formação de Professores de Educação Básica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Relatório de Gestão PIBID, 2009-2013. Brasília: 2013.
DEB/CAPES, Diretoria de Formação de Professores de Educação Básica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior. Relatório de Gestão, 2009-2011. Brasília, 2011.
NADAL G., Beatriz, ALVES P., Leonir. PAPI G., Silmara de O. Discutindo sobre portfólios nos processos de formação. Entrevista com Idália Sá-Chaves. In Olhar de Professor, v.7, n.2, Paraná, 2004.
ORLANDI, Eni P. A Linguagem e seu Funcionamento – As formas do Discurso. Campinas: Pontes, 2011.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso – Princípios e Procedimentos. Campinas: Pontes, 2005.
ORLANDI, Eni P. As formas do silêncio – No movimento dos sentidos. Campinas: Editora UNICAMP, 2010
ORLANDI, Eni P. O sujeito discursivo contemporâneo: um exemplo. In II Seminário de Estudos em Análise do Discurso – SEAD – Porto Alegre: 2005, Disponível em: http://www.analisedodiscurso.ufgs.br/anaisdosead/sead2.html. Acesso em março de 2016.
PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso – Uma Crítica à Afirmação do Óbvio. Campinas: UNICAMP, 1997.
PONTES, Rosana A. F. Os registros reflexivos como prática de autoria pedagógica. In V Colóquio Internacional – Educação Contemporaneidade. São Cristovão, 2011.
SILVA, Roseli F. da. SÁ-CHAVES, Idália. Formação reflexiva: representações dos professores acerca do uso de portfólio reflexivo na formação de médicos e enfermeiros. In Interface Comunic. Saúde, Educ., v.12, n.27, p.721-34, out./dez. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.