Entre formação para a pesquisa e para a docência: relato de experiência e reflexão sobre o PIBID da Unesp/Marília (Between training for research and teaching: report of experience and reflection on PIBID of Unesp / Marília)

Autores

  • Shelton Ygor Joaquim De Cicco Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília http://orcid.org/0000-0001-8670-7477

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.136

Palavras-chave:

PIBID, formação inicial, experiência docente

Resumo

Este artigo aborda a formação inicial no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e procura analisar, principalmente, as convergências entre ensino e pesquisa. Inicia-se com questões preliminares a ser debatidas no texto. Apresenta-se o campo de formação inicial. Em seguida expõe-se brevemente particularidades do PIBID no Núcleo de Ensino (NE) de que provém o autor. Passa-se a explorar o campo de atuação profissional, em que o autor relata e reflete sobre sua experiência atual como docente. Então procura-se recapitular as convergências entre formação para a docência e para a pesquisa a partir das experiências e reflexões apresentadas. Considera-se, para finalizar o texto, a importância estratégica de formação com qualidade em todas as etapas, inicial ou continuada, de professores/as e pesquisadores/as.

 

Biografia do Autor

Shelton Ygor Joaquim De Cicco, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília

Mestrando em Ciências Sociais na Unesp/Marília. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Possui experiência com pesquisas, avaliações de políticas públicas e docência.

Referências

BARBOSA, M. V.; MENDONÇA, S. G. L. Formação de professores de sociologia: um estudo à luz da teoria histórico-cultural. In: Mediações, Londrina, n. 1, v. 12, pp.: 159-176, jan.-jun., 2007.

BRASIL. Lei 9394 de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece diretrizes e bases da educação nacional.

CAPELLA, A. C. N. Perspectivas teóricas sobre o processo de formulação de políticas públicas. In: Revista brasileira de informação bibliográfica em Ciências Sociais, São Paulo, n. 41, pp.:25-52, semestral, 1996.

DAVYDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. La Habana: Pueblo y Educación, 1974.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia II. São Paulo: 34, 1995a. Vol. 1.

_______. _______. São Paulo: 34, 1995b. Vol. 2.

_______. _______. São Paulo: 34, 1996. Vol. 3.

_______. _______. São Paulo: 34, 1997a. Vol. 4.

_______. _______. São Paulo: 34, 1997b. Vol. 5.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2008.

SOUZA, C. Políticas públicas: uma revisão de literatura. In: Sociologias, Porto Alegre, ano 8, n. 16, pp.: 20-45, jul.-dez., 2006.

VIGOTSKI, Lev S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. In Psicologia USP, São Paulo, n. 4, v. 21, pp.: 681-701, 2010.

VIGOTSKII, Lev S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKII, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2010. pp.: 103-118.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

De Cicco, S. Y. J. (2017). Entre formação para a pesquisa e para a docência: relato de experiência e reflexão sobre o PIBID da Unesp/Marília (Between training for research and teaching: report of experience and reflection on PIBID of Unesp / Marília). Crítica Educativa, 3(2), 450–464. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.136