Entre formação para a pesquisa e para a docência: relato de experiência e reflexão sobre o PIBID da Unesp/Marília (Between training for research and teaching: report of experience and reflection on PIBID of Unesp / Marília)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.136Palavras-chave:
PIBID, formação inicial, experiência docenteResumo
Este artigo aborda a formação inicial no Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e procura analisar, principalmente, as convergências entre ensino e pesquisa. Inicia-se com questões preliminares a ser debatidas no texto. Apresenta-se o campo de formação inicial. Em seguida expõe-se brevemente particularidades do PIBID no Núcleo de Ensino (NE) de que provém o autor. Passa-se a explorar o campo de atuação profissional, em que o autor relata e reflete sobre sua experiência atual como docente. Então procura-se recapitular as convergências entre formação para a docência e para a pesquisa a partir das experiências e reflexões apresentadas. Considera-se, para finalizar o texto, a importância estratégica de formação com qualidade em todas as etapas, inicial ou continuada, de professores/as e pesquisadores/as.
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