O PIBID e a aprendizagem da docência: a intervenção do professor- supervisor (PIBID and the teaching education: interventions of the supervisor teachers in partner schools)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.108Palavras-chave:
Pedagogos docentes, PIBID, Parceria universidade-escola básica, Professor-SupervisorResumo
O artigo decorre de uma pesquisa que investigou os diferenciais da parceria universidade - escola básica para a formação inicial de pedagogos docentes no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proposto pela CAPES. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de caso sobre o PIBID Pedagogia de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Os dados, construídos e analisados com base em Zeichner e Cochran-Smith e Lytle, sugerem que, especialmente pelo papel desenvolvido pelo professor supervisorda escola parceira, o PIBID potencializa a aprendizagem da docência dos licenciandos bolsistas. Essa aprendizagem se expressa na familiaridade com as especificidades do oficio docente, no favorecimento da compreensão da indissociabilidade entre teoria e prática e no desenvolvimento de uma postura investigativa.
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