Sequência didática no PIBID: uma experiência com circuitos elétricos (Didactic sequence in PIBID: an experience with electrical circuits)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.174Palavras-chave:
Ensino de Física. Sequência didática. Experimentação. Circuitos elétricos.Resumo
A manipulação de objetos numa atividade experimental tem por objetivo favorecer determinados tipos de raciocínio que podem proporcionar (a partir de um processo de mediação) a compreensão, a representação e a utilização de conceitos científicos. Um experimento, como atividade pedagógica, propicia momentos de discussões e intervenções indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva nós propusemos e desenvolvemos (no âmbito do PIBID) uma sequência didática para: identificar os conhecimentos prévios dos educandos a respeito de circuitos elétricos; possibilitar a manipulação dos materiais utilizados numa atividade experimental; desencadear discussões a respeito de conceitos físicos e químicos envolvidos nas atividades propostas e avaliar em que medida os estudantes compreendem os conteúdos explorados nas atividades realizadas. Concomitantemente ao manuseio dos materiais disponibilizados aos alunos procurou-se envolvê-los na busca de respostas às questões propostas na elaboração de circuitos: simples, em série, em paralelo e misto. Esta experiência promoveu discussões entre alunos, licenciandos e professores experientes. Mostrou-se relevante o papel da experimentação no desenvolvimento da autonomia docente e na motivação dos alunos para a aprendizagem.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.