Edições anteriores
-
NIASE_20 anos
v. 8 n. 3 (2022)Este volume especial integra publicações de pesquisadores que dialogam com o NIASE na perspectiva de comemorar seus 20 anos.
-
Modos de Narrar a Vida
v. 8 n. 2 (2022)O dossiê "Modos de narrar a vida" reune artigos que se situam no âmbito das abordagens biográficas (histórias de vida em formação, pesquisa biográfica, pesquisa narrativa, pesquisa (auto) biográfica, investigación narrativo-biográfica), que tomam como fonte de pesquisa as narrativas da experiência vivida em três perspectivas: como fenômeno antropológico, método de investigação científica e prática reflexiva de pesquisa-ação-formação. Ao longo dos últimos 40 anos, essa área da pesquisa qualitativa em Educação ampliou consideravelmente seu campo teórico-conceitual e métodos de investigação, explorando as narrativas biográficas e autobiográficas, a automedialidade, fotobiografias, videobriografias, autobiografismo, ludobiografias, autobiogeografias, autobiografia alimentar, musicobiografização como “modos de narrar a vida”. O objetivo do Dossiê é dar visibilidade a pesquisas e ensaios com foco nos múltiplos instrumentos semióticos que mediam as narrativas de si, incluindo a ficção literária, cartas pessoais, cartas pedagógicas, diários íntimos ou profissionais, diários escolares, poemas, memoriais, autobiografias, biografias, portfólios, fotografias, vídeos, romances de formação, projetos de si, projetos de vida. O interesse é aprofundar o diálogo entre Educação, Artes, Saúde, Ciências humanas e Sociais, Literatura, Cinema entre outras áreas de conhecimento e de autoconhecimento do humano no curso da vida, desde a mais tenra infância e por toda sua existência.
Organização:
Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama
Profa. Dra. Maria Conceição Passeggi
Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa
Prof. Ms. Henrique Frey -
Crítica Educativa
v. 5 n. 2 (2019)2ºsem2019 -
Crítica Educativa
v. 5 n. 1 (2019)Crítica Educativa, v. 5, n. 1, 2019 -
Movimentos sociais conservadores e educação
v. 4 n. 2 (2018)"Dossiê: Movimentos sociais conservadores e educação" - Chamada de trabalhos para a Crítica Educativa v. 4, nº 2, 2º.sem.2018 ("Dossier: Conservative social movements and education" - Call for papers for Educational Critique v. 4, nº 2, 2nd.sem.2018) -
v. 4, n. 1 (1ºsem2018)
v. 4 n. 1 (2018)v. 4, n. 1 (1ºsem2018) -
Crítica Educativa - Dossiê Educação de Jovens e Adultos como direito
v. 3 n. 3 (2017)Volume com artigos de fluxo contínuo e do Dossiê Educação de jovens e adultos como direito