PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente (PIBID: Analysis of the reflective portfolios of an interdisciplinary project and the teacher training)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.134Palavras-chave:
PIBID Interdisciplinar, portfólios, narrativasResumo
Este trabalho avaliou portfólios de bolsistas do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) Interdisciplinar, analisando as narrativas acerca do desempenho individual no projeto, das motivações intrínsecas e dos processos de aprendizagem vivenciados. Participaram da pesquisa dezesseis alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas (13), Química (2) e Física (1). Foram analisados quarenta portfólios, produzidos entre o primeiro semestre de 2014 e o segundo semestre de 2015. Os dados constituídos pelos portfólios originaram quatro categorias, Relacionamento com a equipe, Relacionamento com os alunos da escola, Relacionamento com os professores da escola e Contribuições do PIBID na formação docente. De maneira geral, foi possível concluir que o PIBID cumpre papel fundamental em favorecer experiências enriquecedoras aos alunos de graduação no processo de formação inicial docente. Os dados evidenciaram que o PIBID é responsável pelo fortalecimento do interesse pela carreira docente e contribui para a formação prática dos licenciandos envolvidos. O principal desafio enfrentado pelo PIBID é a falta de verba e a insegurança em relação à manutenção do programa, sendo registrado como sugestão a observação dos resultados do PIBID para implantação de novos programas de formação docente.Referências
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