Formação de professores e resistência docente: o exemplo do PIBID (Teacher education and teaching resistance: the PIBID example)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.187

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de Geografia, PIBID

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca dos bons resultados alcançados na formação docente por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em particular no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos campus de Sorocaba. Buscou-se, por meio da metodologia de narrativas, realizar uma reflexão sobre o programa e as atividades desenvolvidas ao longo de um período de quatro anos por estudantes da Licenciatura que repensaram sua formação docente e a função social da profissão que escolheram desenvolver ao longo de suas vidas.  

Biografia do Autor

Marcos de Oliveira Soares, Universidade Federal de São Carlos campus Sorocaba

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus de Sorocaba, ministrando aulas nas disciplinas ligadas ao ensino de Geografia e à formação de professores. Doutor em Geografia Humana pela USP (2012), mestre em Geociências pela UNICAMP (2004), Bacharel e Licenciado em Geografia pela USP (1998). Atuou como professor do ensino básico por 20 anos. 

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Soares, M. de O. (2017). Formação de professores e resistência docente: o exemplo do PIBID (Teacher education and teaching resistance: the PIBID example). Crítica Educativa, 3(2), 818–829. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.187