Laboratório de Ensino e Prática Docente: ação do Prodocência na formação de professores (Laboratory of Teaching and Teaching Practice: Prodocência action in the formation of teachers)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.128Palavras-chave:
Formação de professores, Políticas Públicas, Prodocência, Transformação na convivência.Resumo
Para compreender como a experiência no Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD tem contribuído na formação dos acadêmicos da Licenciatura em Ciências Biológicas, tomamos como foco de análise as ações desenvolvidas nesse espaço de formação. A criação e manutenção do LEPD na Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi financiada pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/Capes. A formação docente foi discutida sob o referencial teórico dos estudos de Tardif, questionando os saberes necessários para o exercício docente. Aportes teóricos de Maturana balizaram a pesquisa entendendo a educação como um processo de transformação na convivência. É apresentado e discutido um discurso coletivo, originado das respostas dadas a uma questão que envolve a percepção dos acadêmicos quanto à importância da Universidade disponibilizar um espaço de formação como o LEPD.
Referências
LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria. Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. 2. ed. Caxias do Sul: Educs. 2005. 256 p. (Desdobramentos).
MATURANA, Humberto. As Bases Biológicas do Aprendizado. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n.16, primavera, 1993.
MATURANA, Humberto. Entrevista. 2004. Revista Humanitates, Brasília, v. 1, n. 2. Disponível em: <http://www.humanitates.ucb.br/2/entrevista.htm>. Acesso em: 08 out. 2015.
MATURANA, Humberto. A ontogenia da realidade. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. 413p.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296 p.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 325p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.