Laboratório de Ensino e Prática Docente: ação do Prodocência na formação de professores (Laboratory of Teaching and Teaching Practice: Prodocência action in the formation of teachers)

Autores

  • Cristina Maria Loyola Zardo Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Sheyla Costa Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Cleuza Maria Sobral Dias Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.128

Palavras-chave:

Formação de professores, Políticas Públicas, Prodocência, Transformação na convivência.

Resumo

Para compreender como a experiência no Laboratório de Ensino e Prática Docente – LEPD tem contribuído na formação dos acadêmicos da Licenciatura em Ciências Biológicas, tomamos como foco de análise as ações desenvolvidas nesse espaço de formação. A criação e manutenção do LEPD na Universidade Federal do Rio Grande – FURG foi financiada pelo Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência/Capes. A formação docente foi discutida sob o referencial teórico dos estudos de Tardif, questionando os saberes necessários para o exercício docente. Aportes teóricos de Maturana balizaram a pesquisa entendendo a educação como um processo de transformação na convivência. É apresentado e discutido um discurso coletivo, originado das respostas dadas a uma questão que envolve a percepção dos acadêmicos quanto à importância da Universidade disponibilizar um espaço de formação como o LEPD.

Biografia do Autor

Cristina Maria Loyola Zardo, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Ciências Biológicas - ICB

PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/FURG. (doutoranda)

Sheyla Costa Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Educação - IE

PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/FURG.

Cleuza Maria Sobral Dias, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Instituto de Educação - IE

PPG Educação Ambiental

Referências

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria. Discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa. 2. ed. Caxias do Sul: Educs. 2005. 256 p. (Desdobramentos).

MATURANA, Humberto. As Bases Biológicas do Aprendizado. Dois Pontos, Belo Horizonte, v. 2, n.16, primavera, 1993.

MATURANA, Humberto. Entrevista. 2004. Revista Humanitates, Brasília, v. 1, n. 2. Disponível em: <http://www.humanitates.ucb.br/2/entrevista.htm>. Acesso em: 08 out. 2015.

MATURANA, Humberto. A ontogenia da realidade. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014. 413p.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 296 p.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 325p.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Zardo, C. M. L., Rodrigues, S. C., & Dias, C. M. S. (2017). Laboratório de Ensino e Prática Docente: ação do Prodocência na formação de professores (Laboratory of Teaching and Teaching Practice: Prodocência action in the formation of teachers). Crítica Educativa, 3(2), 374–388. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.128