PIBID-diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas (PIBID-diversity: construction of epistemological bases in the formation of indigenous teachers)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.155Palavras-chave:
Pibid-Diversidade. Educação escolar indígena. Decolonialidade.Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados alcançados pelo Pibid-Diversidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os anos de 2011 e 2017. Por meio da abordagem intercultural crítica e da decolonialidade, a articulação entre o Estágio e os Projetos Extraescolares do Curso de Educação Intercultural Indígena (CEII) mostrou-se como uma estratégia acertada em relação aos seguintes objetivos: possibilitar a construção de uma Educação Escolar Indígena diferenciada; permitir a aproximação de diferentes formas de saber, a Ocidental e a Indígena; auxiliar na conformação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), das matrizes curriculares e de novas práticas pedagógicas decoloniais nas escolas indígenas. O Pibid-Diversidade foi fundamental no fomento desses objetivos.
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