PIBID-diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas (PIBID-diversity: construction of epistemological bases in the formation of indigenous teachers)

Autores

  • Elias Nazareno Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.155

Palavras-chave:

Pibid-Diversidade. Educação escolar indígena. Decolonialidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados alcançados pelo Pibid-Diversidade da Universidade Federal de Goiás (UFG) entre os anos de 2011 e 2017. Por meio da abordagem intercultural crítica e da decolonialidade, a articulação entre o Estágio e os Projetos Extraescolares do Curso de Educação Intercultural Indígena (CEII) mostrou-se como uma estratégia acertada em relação aos seguintes objetivos: possibilitar a construção de uma Educação Escolar Indígena diferenciada; permitir a aproximação de diferentes formas de saber, a Ocidental e a Indígena; auxiliar na conformação dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), das matrizes curriculares e de novas práticas pedagógicas decoloniais nas escolas indígenas. O Pibid-Diversidade foi fundamental no fomento desses objetivos.

Biografia do Autor

Elias Nazareno, Universidade Federal de Goiás - UFG

Pós-doutorado em sociologia com bolsa do CNPq pela Universitade de Barcelona - UB (2009), graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-Goiás (1989), mestrado em História pela Universidade de Brasília - UnB (1995) e doutorado em Sociologia - Universitade de Barcelona - UB (2003). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Goiás, do Programa de Pós-graduação em História e do Curso de Educação Intercultural para formação de Professores Indígenas da UFG, Vice-Coordenador do Programa de Pós-graduação em História da UFG e é Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid/Diversidade/Capes e coordenador do Grupo de Pesquisa do DGP/CNPq, História indígena e História ambiental: interculturalidade crítica e decolonialidade da UFG. Foi Coordenador e professor titular do Mestrado em Desenvolvimento Regional das Faculdades ALFA (2005-2007). Professor da Universidade de Brasília no Departamento de História (1996-1998) e no Instituto de Relações Internacionais- IREL (2004-2005). Tem experiência nas áreas de Etnohistória, História, Sociologia e em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: integração econômica, processos de regionalização econômica, relações internacionais, políticas públicas, cooperação internacional, desenvolvimento regional e local, educação intercultural indígena, história indígena e educação quilombola.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Nazareno, E. (2017). PIBID-diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas (PIBID-diversity: construction of epistemological bases in the formation of indigenous teachers). Crítica Educativa, 3(2), 493–506. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.155