Programas de formação continuada de professores: papel das universidades e órgãos federativos (Continuing teacher education programs: the role of the universities and federal organs)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.161Palavras-chave:
Políticas públicas educacionais, Programas de Formação Continuada, Ensino Fundamental IResumo
Trata-se de um estudo a respeito da formação continuada de professoras que atuam no nível de ensino fundamental I em um município do Triângulo Mineiro. A questão norteadora é: diante de tantos programas federais de fortalecimento e apoio à formação continuada dos professores, qual a visão das professoras frente ao papel das Universidades e órgãos federativos na efetivação da formação continuada? Fundamentamo-nos em autores como Sanfelice (2000), Dourado (2007), Freitas (2007), entre outros. Do ponto de vista teórico- metodológico baseamo-nos em Kosik (1976) recorremos à decomposição do todo. Foi realizada pesquisa de campo (seis escolas) e aplicada entrevistas semiestruturadas com 30 professoras. Ao categorizar os dados, destacamos: o papel das Universidades e órgãos federativos na efetivação da formação continuada. Evidenciamos que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) vem fomentando diversos programas para fortalecer a formação continuada de professores, entretanto, percebemos pelas falas das professoras, que a legislação existente não tem contribuído com a efetivação de uma formação continuada significativa os motivos são: a falta de recurso financeiro e incentivo dos órgãos públicos para os professores se qualificarem e a descontinuidade nas propostas.
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