O PIBID e o desenvolvimento da Scholarship da docência do professor de Matemática (PIBID program and teaching scholarship development of mathematics teacher)

Autores

  • Maria Ivete Basniak Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória
  • Everton José Goldoni Estevam Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.180

Palavras-chave:

Pibid. Scholarship. Formação Inicial de Professores. Licenciatura em Matemática.

Resumo

Este artigo investiga o potencial do Pibid para o desenvolvimento da scholarship da docência na formação inicial do professor de Matemática. Para tanto, tomamos como elementos de análise as interações emergentes em um grupo focal realizado com quatro professores ex-pibidianos. As análises sustentam-se em um quadro analítico que inter-relaciona as componentes dos dois domínios do quadro interpretativo proposto por Kelchtermans (2009) aos tópicos presentes no roteiro de orientação do grupo focal.  Os resultados revelam que as práticas realizadas no Pibid têm potencial para o desenvolvimento das componentes da autocompreensão profissional (autoimagem, autorreflexão, percepção de tarefas, perspectiva de futuro e motivação do trabalho) e da teoria educacional subjetiva. Concluímos, portanto, que o Pibid favorece a articulação do conhecimento baseado na experiência a partir de reflexões coletivas sobre a prática e apontamentos da pesquisa.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Basniak, M. I., & Estevam, E. J. G. (2017). O PIBID e o desenvolvimento da Scholarship da docência do professor de Matemática (PIBID program and teaching scholarship development of mathematics teacher). Crítica Educativa, 3(2), 602–617. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.180