As perspectivas ecologistas em Educação e as hortas pedagógicas e orgânicas: a ação do PIBID Geografia da UNISO (The ecological perspectives in education and pedagogical organic garden: the actions of PIBID- UNISO Geography)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.131Palavras-chave:
Perspectivas Ecologistas em Educação, Educação Ambiental, PIBID-Geografia, Ensino de Geografia, Geografia Agrária, Horta Pedagógica OrgânicaResumo
O PIBID-Geografia da Universidade de Sorocaba (Uniso) desenvolveu, entre os anos de 2014 e 2016, diversos trabalhos referentes aos campos da Educação Ambiental e da Geografia Agrária, na Escola Estadual Escolástica de Almeida, em Sorocaba-SP. Foram construídas três ferramentas de trabalho, que buscaram tanto colaborar com a formação escolar dos estudantes de sextos anos do Ensino Fundamental, quanto enriquecer as discussões teóricas e exercícios pedagógicos dos discentes do curso de Geografia da Uniso que foram bolsistas do programa. Essas três ferramentas foram a prática da compostagem, a manutenção de verduras e legumes em hortas orgânicas, e a produção de mandioca e milho orgânicos, não-transgênicos. A proposta do trabalho do PIBID de Geografia da Uniso teve como intenção criar diálogos e possibilidades alternativas de ação, no que diz respeito à temática da produção agrícola, da utilização de insumos industriais, a degradação do meio ambiente e a contaminação de animais e pessoas. As Perspectivas Ecologistas em Educação, cujo escopo teórico se baseia nos trabalhos de Paulo Freire e Marcos Reigota, foram utilizadas, tanto durante o Programa quanto neste artigo, como base político-filosófica e proposta metodológica de construção de outros saberes e atitudes sobre os temas abordados.Referências
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