A construção de uma sequência didática investigativa com o tema ‘saúde’: um relato do PIBID-Biologia da UFABC (The construction of an investigative didactic sequence with the 'health' theme: A report of Pibid-Biologia da UFABC)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.118Palavras-chave:
alfabetização científica, ensino por investigação, CTSA, contextualizaçãoResumo
O ensino por investigação não necessita estar limitado a atividades práticas ou laboratoriais e pode ser usado como uma ferramenta com vistas à Alfabetização Científica. Este trabalho relata o processo de construção, aplicação e avaliação de uma sequência didática investigativa com o tema “Saúde”. Foram fornecidos dados de pacientes hipotéticos no contexto da Copa do Mundo 2014 para que os alunos do 1º ano do Ensino Médio levantassem hipóteses sobre a doença que apresentavam. Após isso, eles realizaram uma pesquisa sobre a doença e apresentaram em sala. Muitos alunos tiveram dificuldades nas etapas, mas a maioria dos grupos atingiu os objetivos propostos. Concluímos que atividades contextualizadas e investigativas podem estimular os alunos e contribuir ao seu aprendizado em ciências.
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