Impactos do PIBID na formação de licenciandos: avaliação de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas (PIBID impacts on undergraduates formation: evaluation of fellows graduated in Physics, Chemistry and Biology)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.135Palavras-chave:
PIBID, formação de professores, impactos do PIBID em cursos de licenciaturaResumo
Este trabalho objetivou fazer o levantamento dos impactos do PIBID na formação profissional de ex-bolsistas do curso de Licenciatura na área de Ciências da Natureza (Física, Química e Ciências Biológicas). Foi criado um instrumento de pesquisa baseado nos objetivos do programa. O mesmo foi disponibilizado para bolsistas egressos e ao final da pesquisa, tivemos 35 respondentes. Os resultados foram analisados usando técnicas de análise de conteúdo para classificar as respostas, confrontando-as com os objetivos propostos na criação do PIBID. Como conclusão, podemos destacar que os bolsistas egressos sinalizaram que os objetivos do programa parecem ser cumpridos na totalidade. As respostas sinalizaram que o PIBID contribuiu na formação individual e profissional da maioria dos entrevistados. Além disso, foi identificado que o PIBID ajudou a elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, inserindo os alunos no cotidiano da rede pública escolar, proporcionando-lhes oportunidades de planejar e aplicar experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares. Também verificou-se que o PIBID mobilizou docentes de escolas públicas a participarem da coformação dos licenciandos, contribuindo assim para diminuir a distância entre a teoria e a prática.Referências
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