Impactos do PIBID na formação de licenciandos: avaliação de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas (PIBID impacts on undergraduates formation: evaluation of fellows graduated in Physics, Chemistry and Biology)

Autores

  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras
  • Manuela Pellegrini Universidade Federal de São Carlos
  • Tiemi Rinzo Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras
  • Tatiane Gomes Rodrigues Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras
  • Talitha Gonçalves Teodoro Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras
  • Amanda Balestre Bertaglia Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.135

Palavras-chave:

PIBID, formação de professores, impactos do PIBID em cursos de licenciatura

Resumo

Este trabalho objetivou fazer o levantamento dos impactos do PIBID na formação profissional de ex-bolsistas do curso de Licenciatura na área de Ciências da Natureza (Física, Química e Ciências Biológicas). Foi criado um instrumento de pesquisa baseado nos objetivos do programa. O mesmo foi disponibilizado para bolsistas egressos e ao final da pesquisa, tivemos 35 respondentes. Os resultados foram analisados usando técnicas de análise de conteúdo para classificar as respostas, confrontando-as com os objetivos propostos na criação do PIBID. Como conclusão, podemos destacar que os bolsistas egressos sinalizaram que os objetivos do programa parecem ser cumpridos na totalidade. As respostas sinalizaram que o PIBID contribuiu na formação individual e profissional da maioria dos entrevistados. Além disso, foi identificado que o PIBID ajudou a elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, inserindo os alunos no cotidiano da rede pública escolar, proporcionando-lhes oportunidades de planejar e aplicar experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras e interdisciplinares. Também verificou-se que o PIBID mobilizou docentes de escolas públicas a participarem da coformação dos licenciandos, contribuindo assim para diminuir a distância entre a teoria e a prática.

Biografia do Autor

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP, com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar, Campus Araras. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Manuela Pellegrini, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Física (cursando) e bolsista do PIBIC

Tiemi Rinzo, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

Licencianda em Química pela Universidade Federal de São Carlos, atua como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - CAPES; atua no PIBIC voluntário

Tatiane Gomes Rodrigues, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

Licencianda em Física pela Universidade Federal de São Carlos, atua no PIBIC voluntário

Talitha Gonçalves Teodoro, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

Possui curso técnico profissionalizante em Química pelo ETEC Trajano Camargo (2013). Atualmente é discente na Universidade Federal de São Carlos (Campus Araras) e possui experiência na área de produção de etanol a partir de compostos orgânicos. Tem conhecimento das seguintes técnicas: Espectrofotometria e TOC (carbonos orgânicos totais). Atua no PIBID voluntário

Amanda Balestre Bertaglia, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

Licencianda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos, atua no PIBIC voluntário

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Veraszto, E. V., Pellegrini, M., Rinzo, T., Rodrigues, T. G., Teodoro, T. G., & Bertaglia, A. B. (2017). Impactos do PIBID na formação de licenciandos: avaliação de bolsistas egressos dos cursos de Licenciatura em Física, Química e Ciências Biológicas (PIBID impacts on undergraduates formation: evaluation of fellows graduated in Physics, Chemistry and Biology). Crítica Educativa, 3(2), 544–560. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.135