Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil (Potential of the PIBID for the initial and continued formation of Mathematics teachers in Brazil)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.119Palavras-chave:
PIBID, Formação Inicial, Formação Continuada, Professores de MatemáticaResumo
Neste artigo objetivamos elucidar as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil. Visando atender a esse objetivo, realizamos um recorte de uma pesquisa de doutorado defendida na UNESP – Rio Claro/SP. Os dados foram constituídos por meio de dois instrumentos: (i) Questionários respondidos por 394 participantes - Coordenadores de área, Supervisores e Licenciandos em Matemática - dos subprojetos do PIBID/Matemática de 83 universidades, localizadas nas cinco regiões do Brasil; e (ii) Entrevistas realizadas com Coordenadores institucionais ou de gestão do PIBID de três universidades – UFSCar, USP, UNESP – e, também com a diretora da DEB/Capes. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo elucidados por Bardin (1977), os quais nos conduziram à identificação de quatro contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de Matemática e duas contribuições do PIBID para os processos de formação continuada dos professores de Matemática. Assim sendo, concluímos afirmando que o PIBID como espaço formativo está proporcionando um novo cenário no contexto da formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil.
Referências
ANDRÉ, M. A Equipe Gestora deve acolher e ajudar o Professor Iniciante. Revista Nova Escola. Edição 266. Outubro 2013.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229 p.
BENITES V. C. B. Formação de Professores de Matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. 2013. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.
CAPES. Relatório de Gestão (2009-2014). Brasília: Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, 2015. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-gestao-vol-1-com-anexos.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2017.
CAPES. Relatório de Gestão (2009-2013). Brasília: Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, 2014.
CAPES. Portaria nº 096, de 18 de Julho de 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2014.
CONTRERAS, J. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.
D’ AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 120 p.
FARIAS, I. M. S. O que move professores a aprender? Significados e implicações do PIBID na formação continuada. In: XVI Endipe, 2012, Campinas. Anais XVI Endipe. Campinas: UNICAMP, 2012.
FELÍCIO. H. M. S. O Pibid como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v.14, n.42, p. 415-434 2014. Curitiba/PR.
FRANCISCO, C. A. Uma leitura da prática profissional do professor de Matemática. 2009. 189f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2009.
GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. E. D. A. Relatório de Avaliação qualitativa dos projetos Pibid implementados nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior. CAPES/UNESCO, 2014.
GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. (Org.). Um estudo avaliativo do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Textos - Fundação Carlos Chagas, n. 41, 120 p. ISSN: 1984-6002. São Paulo, 2014.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: Imagens do futuro presente. Educa, Lisboa – Portugal, 2009.
PAMPLONA, A. S.; COSTA, W. N. G. As Influências do PIBID na Formação do Professor Pesquisador. In: TORRES, G. V. de S. et al. Dimensões da iniciação à docência: saberes e práticas do PIBID na UFMT (2009-2013). Cuiabá: EdUFMT, 2015. v.1 p. 21-35.
RODRIGUES, Márcio Urel. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Rio Claro, 2016 540 f.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.