Professores do ensino básico, técnico e tecnológico: perfil e atuação profissional (Teachers of basic, technical and technological education: professional profile and performance)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.145Palavras-chave:
Educação Profissional. Perfil e atuação dos Professores do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. OBEDUCResumo
Este trabalho apresenta o perfil e a atuação profissional dos docentes do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Metodologicamente, utilizou-se a abordagem quantitativa, consubstanciado na análise estatística descritiva dos dados coletados por meio de um Survey pelo Observatório de Educação (OBEDUC) através da aplicação de um questionário eletrônico a 554 professores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os dados evidenciaram entre outras questões, que na instituição há um número maior de docentes do gênero masculino, com idade superior a 40 anos e tempo de docência maior que seis anos. A maioria dos docentes possui título de mestre e/ou doutor, trabalha em regime de dedicação exclusiva e atua no Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio, com uma carga horária semanal de 10 a 20 horas-aula, acrescida do tempo destinado a atividades extraclasse e outros encargos acadêmicos.
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