O Pibid como novo paradigma de formação de professores: vivências, saberes e práticas formativas inovadoras do subprojeto de Química da Unesp (PIBID as new paradigm of teachers training: experiences, knowledge and innovative formative practices of Unesp Chemistry subproject)

Autores

  • Amadeu Moura Bego Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Química

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.199

Palavras-chave:

Formação de professores, Pibid, Ensino de Química

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir as características e a importância do Pibid para a formação de professores no Brasil e relatar as vivências e experiências formativas significativas do subprojeto Pibid Química do Instituto de Química da Unesp, campus de Araraquara-SP. Os resultados apontam que as atividades e as ações do subprojeto Química impactaram significativamente na melhoria da formação inicial dos discentes e na valorização do Curso de Licenciatura da instituição. Melhoria decorrente da aproximação mais efetiva entre a universidade e as escolas e do professor formador e professores supervisores, propiciando o estabelecimento de um locus formativo singular. Locus caracterizado pela possibilidade de estreitamento entre teoria e prática por meio do planejamento, aplicação e avaliação de intervenções didático-pedagógicas de modo coletivo com a participação e envolvimento crítico-afetivo de diferentes atores.

Biografia do Autor

Amadeu Moura Bego, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Química

Possui Licenciatura em Química (2005) e mestrado em Química Inorgânica (2007) pelo Instituto de Química da UNESP, Câmpus de Araraquara, SP; é doutor em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências (2013) da UNESP, Câmpus de Bauru, SP. Atuou como professor de Química de 2009 a 2010 na UNICASTELO - Universidade Castelo Branco, Câmpus de Descalvado, SP. Foi professor de Química de 2010 a 2013 do IFSP - Instituto Federal de São Paulo, Câmpus de Catanduva, SP. Atualmente é Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Química Geral e Inorgânica no Instituto de Química da Unesp, Câmpus Araraquara, SP. É Supervisor Pedagógico do projeto de extensão Curso Unificado do Câmpus de Araraquara (CUCA) e coordenador da área de Química do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Unesp de Araraquara. É revisor do periódico Ciência & Educação e outros periódicos acadêmico-científicos. Em 2016 recebeu o Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas como melhor experiência educativa inovadora para formação de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase no Ensino de Química e em Formação de professores de Ciências, atuando principalmente nas seguintes temáticas: (1) parcerias público-privadas na educação; (2) Trabalho Docente, Aprendizagem da Docência e Desenvolvimento Profissional de Professores; (3) processos e materiais educativos na Educação em Ciências/Química. Membro do Grupo de Ensino de Química, Investigação Orientada, Linguagens e Formação Docente vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru. Membro do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ) vinculado à Faculdade de Educação da USP de São Paulo

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Bego, A. M. (2017). O Pibid como novo paradigma de formação de professores: vivências, saberes e práticas formativas inovadoras do subprojeto de Química da Unesp (PIBID as new paradigm of teachers training: experiences, knowledge and innovative formative practices of Unesp Chemistry subproject). Crítica Educativa, 3(2), 709–726. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.199