Ir al contenido principal
Ir al menú de navegación principal
Ir al pie de página del sitio
Open Menu
Crítica Educativa
Acerca de
Sobre la revista
Equipo editorial
Contacto
Envíos
Template
Declaración de privacidad
Actual
Archivos
Bases / Indexadores
Avisos
Buscar
Registrarse
Entrar
Inicio
/
Archivos
/
Vol. 2 Núm. 2 (2016): Dossiê: Infância e Educação Infantil: abordagens e práticas
Vol. 2 Núm. 2 (2016): Dossiê: Infância e Educação Infantil: abordagens e práticas
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2
Publicado:
2017-02-13
Número completo
PDF (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
PDF (Português (Brasil))
Editorial
Avanços em meio a dificuldades (Editorial - Advances amidst difficulties)
Marcos Francisco Martins
1-2
PDF (Português (Brasil))
Apresentação
Infância e educação infantil - abordagens e práticas (Presentation: childhood and child education - approaches and practices)
Maria Walburga dos Santos, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Izabella Mendes Sant'Ana
3-9
PDF (Português (Brasil))
Dossiê temático - Parte I
Ocupações e infância: crianças, luta por moradia e culturas infantis na cidade de São Paulo (Occupations and childhood: children, struggle for housing and children's cultures in the city of São Paulo)
Marcia Aparecida Gobbi
9-24
PDF (Português (Brasil))
Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância (Childhood in the contemporary world: questions for the sociological studies of childhood)
Anete Abramowicz, Andrea Braga Moruzzi
25-37
PDF (Português (Brasil))
Infâncias e descolonização: desafios para uma educação emancipatória (Childhoods and decolonization: challenges for an emancipatory education)
Elina Elias de Macedo, Flávio Santiago, Solange Estanislau dos Santos, Ana Lúcia Goulart de Faria
38-50
PDF (Português (Brasil))
O que as crianças do campo fazem fora da escola? Reflexões sobre cultura e infância em territórios rurais de Santa Catarina (What do countryside children do outside school? Reflections on culture and childhood in rural territories of Santa Catarina)
Soraya Franzoni Conde
51-61
PDF (Português (Brasil))
Caça às krenti: criando corpo e infância entre os Akwê-Xerente (The hunting of krenti: creating body and childhood among Akwê-Xerente people)
Beleni Saléte Grando, Khellen Cristina Pires C. Soares
62-73
PDF (Português (Brasil))
A infância no cinema: estética, políticas e poéticas (Childhood in cinema: aesthetics, politics and poetics)
Adriana A. Silva
74-89
PDF (Português (Brasil))
Dossiê temático - Parte II
Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético (Education, art and childhood: philosophical tensions on the poetic phenomenon)
Sandra Regina Simonis Richter
90-106
PDF (Português (Brasil))
Differenze di genere e libri per l’infanzia: riflessioni sugli stereotipi di genere nei libri scolastici italiani [Diferenças de gênero e livros para a infância: reflexões sobre os estereótipos de gênero nos livros escolares italianos] (Gender differences and books for children: reflections on gender stereotypes in italian Schoolbooks)
Gabriella Seveso
107-122
PDF (Português (Brasil))
Brincar juntos na Escola da Infância: a brincadeira entre crianças de idades diferentes na Proposta do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Playing together in the School of Childhood: the play between children of different ages in the proposal of the movement of the modern Portuguese school)
Suzana Marcolino, Suely Amaral Mello, Maria Assunção Folque
123-135
PDF (Português (Brasil))
A infância, as crianças e a educação infantil: reflexões acerca da questão étnico-racial (Childhood, children and early childhood education: reflections on the ethnic-racial issue)
Fabiana de Oliveira
136-149
PDF (Português (Brasil))
Datas comemorativas na educação infantil: quais sentidos na prática educativa? (Commemorative dates in children’s education: what are the meanings for the educational practices?)
Cleonice Maria Tomazzetti, Marisa de Mattos Palauro
150-164
PDF (Português (Brasil))
A documentação pedagógica como mote para a formação de professores: o caso de uma escola participante do OBECI (The pedagogical documentation as a motto for teacher training: the case of a school participating in the OBECI)
Paulo Sergio Fochi, Luciane Frosi Piva, Luciane Varisco Focesi
165-177
PDF (Português (Brasil))
Artigos e ensaios nacionais
Cabo Verde e Brasil: relatos de experiências de pesquisa (Cape Verde and Brazil: reports of research experiences)
Danyelen Pereira Lima, Débora Mazza, Nima Spigolon, Beatriz Rodrigues Torres
178-196
PDF (Português (Brasil))
Diálogos e conexões entre práticas socioculturais e o saber escolar em um assentamento rural (Dialogue and connections between social cultural practices and school knowledge in a rural settlement)
Filardes de Jesus Freitas da Silva, Iran Abreu Mendes
197-211
PDF (Português (Brasil))
Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP)
Marcos Francisco Martins, Maria Carla Corrochano, Viviane Melo de Mendonça, Kelen Christina Leite, Dulcinéia de Fátima Ferreira
212-230
PDF (Português (Brasil))
Por uma pedagogia crítica (By a critical pedagogy)
Márden De Pádua Ribeiro
231-247
PDF (Português (Brasil))
Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural (Education, medicalization and human development: a reading based on the historical cultural theory)
Caio Cesar Portella Santos, Izabella Mendes Sant'Ana
248-264
PDF (Português (Brasil))
Interesses econômicos que incidem sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e o guia do livro didático de Sociologia (Economic interests that affect the 2012 National Textbook Program - PNLD - and the Sociology textbook guide)
Ricardo Pereira da Silva
265-274
PDF (Português (Brasil))
Adolescência(s) e juventude(s): considerações a partir de uma coexistência legal (Adolescence and youth: considerations from a legal coexistence)
Julio Cesar Francisco, Luís Antonio Groppo
275-294
PDF (Português (Brasil))
O ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica (The teaching philosophy through philosophical experience)
Silmara A. Lopes
295-310
PDF (Português (Brasil))
Pareceristas
Parecerista - 2016 (Referees)
311-312
PDF (Português (Brasil))
Enviar un artículo
Enviar un artículo
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Información
Para lectores/as
Para autores/as
Para bibliotecarios/as
mapa