O que as crianças do campo fazem fora da escola? Reflexões sobre cultura e infância em territórios rurais de Santa Catarina (What do countryside children do outside school? Reflections on culture and childhood in rural territories of Santa Catarina)

Autores

  • Soraya Franzoni Conde UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.96

Palavras-chave:

Infância. Cultura. Educação Infantil do Campo.

Resumo

Este trabalho aborda a relação entre a cultura e a infância em territórios não urbanos do estado de Santa Catarina. Busca perceber as manifestações culturais infantis fora da escola, de modo a apreender a relação entre infância, cultura, vida e território do campo. Ele persegue os seguintes questionamentos teóricos e práticos: o que as crianças fazem e vivem fora da escola? Como infância e cultura se relacionam? Como é ser criança no campo catarinense? O trabalho parte de 479 desenhos e redações de crianças entre 4 e 10 anos de idade coletadas entre 2010 e 2011 em 11 escolas localizadas no campo catarinense com o parte de pesquisa de doutorado em educação desenvolvida pela autora.

Biografia do Autor

Soraya Franzoni Conde, UFSC

Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e colaboradora no Programa de Pós Graduação em Serviço Social/UFSC.

Referências

BASTIDE, R. Prefácio. In: FERNANDES, F. As “Trocinhas” do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos infantis. In: Proposições. v. 15, n 1 (43) – jan/abril.2004.

CONDE, S. F. A escola e a exploração do trabalho infantil na fumicultura catarinense. Florianópolis, SC: PPGE/UFSC. (tese de doutorado em Educação). 2012.

FERNANDES, F. As “Trocinhas” do Bom Retiro: contribuição ao estudo folclórico e Sociológico da Cultura e dos Grupos infantis. In: Proposições. v. 15, n 1 (43) – jan/abril.2004.

LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

VIGOTSKI, L. S. & LURIA, A. R. & LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2006.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Conde, S. F. (2017). O que as crianças do campo fazem fora da escola? Reflexões sobre cultura e infância em territórios rurais de Santa Catarina (What do countryside children do outside school? Reflections on culture and childhood in rural territories of Santa Catarina). Crítica Educativa, 2(2), 51–61. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.96