Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural (Education, medicalization and human development: a reading based on the historical cultural theory)

Autores

  • Caio Cesar Portella Santos Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel http://orcid.org/0000-0002-8002-6037
  • Izabella Mendes Sant'Ana Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.83

Palavras-chave:

Medicalização da Educação. Psicologia. Teoria histórico-cultural.

Resumo

Este trabalho visa a discutir o processo de medicalização da Educação a partir da teoria histórico-cultural. Para isso, abordaremos o histórico das ações da medicina higienista no campo educacional e discutiremos as seguintes dimensões: o contexto das políticas neoliberais na Educação e o processo de medicalização, bem como práticas medicalizantes e sua relação com o desenvolvimento humano. A partir da reflexão teórica exposta neste estudo, podemos entender que é papel de uma Educação e de uma Psicologia crítica compreender o homem como produto de seu tempo e que, por corolário, contribua para a diminuição de práticas medicalizantes e patologizantes, estendendo seu olhar para além do âmbito individual.

Biografia do Autor

Izabella Mendes Sant'Ana, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Doutorado em Psicologia, Professora Adjunta da UFSCar Campus Sorocaba. E-mail: izabellams@ufscar.br

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Santos, C. C. P., & Sant’Ana, I. M. (2017). Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural (Education, medicalization and human development: a reading based on the historical cultural theory). Crítica Educativa, 2(2), 248–264. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.83