Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Crítica Educativa
Sobre
Sobre a Revista
Equipe Editorial
Contato
Submissões
Template
Declaração de Privacidade
Atual
Arquivos
Bases / Indexadores
Anúncios
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 2 n. 2 (2016): Dossiê: Infância e Educação Infantil: abordagens e práticas
v. 2 n. 2 (2016): Dossiê: Infância e Educação Infantil: abordagens e práticas
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2
Publicado:
2017-02-13
Edição completa
PDF
PDF
PDF
Editorial
Avanços em meio a dificuldades (Editorial - Advances amidst difficulties)
Marcos Francisco Martins
1-2
PDF
Apresentação
Infância e educação infantil - abordagens e práticas (Presentation: childhood and child education - approaches and practices)
Maria Walburga dos Santos, Lucia Maria Salgado dos Santos Lombardi, Izabella Mendes Sant'Ana
3-9
PDF
Dossiê temático - Parte I
Ocupações e infância: crianças, luta por moradia e culturas infantis na cidade de São Paulo (Occupations and childhood: children, struggle for housing and children's cultures in the city of São Paulo)
Marcia Aparecida Gobbi
9-24
PDF
Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância (Childhood in the contemporary world: questions for the sociological studies of childhood)
Anete Abramowicz, Andrea Braga Moruzzi
25-37
PDF
Infâncias e descolonização: desafios para uma educação emancipatória (Childhoods and decolonization: challenges for an emancipatory education)
Elina Elias de Macedo, Flávio Santiago, Solange Estanislau dos Santos, Ana Lúcia Goulart de Faria
38-50
PDF
O que as crianças do campo fazem fora da escola? Reflexões sobre cultura e infância em territórios rurais de Santa Catarina (What do countryside children do outside school? Reflections on culture and childhood in rural territories of Santa Catarina)
Soraya Franzoni Conde
51-61
PDF
Caça às krenti: criando corpo e infância entre os Akwê-Xerente (The hunting of krenti: creating body and childhood among Akwê-Xerente people)
Beleni Saléte Grando, Khellen Cristina Pires C. Soares
62-73
PDF
A infância no cinema: estética, políticas e poéticas (Childhood in cinema: aesthetics, politics and poetics)
Adriana A. Silva
74-89
PDF
Dossiê temático - Parte II
Educação, arte e infância: tensões filosóficas em torno do fenômeno poético (Education, art and childhood: philosophical tensions on the poetic phenomenon)
Sandra Regina Simonis Richter
90-106
PDF
Differenze di genere e libri per l’infanzia: riflessioni sugli stereotipi di genere nei libri scolastici italiani [Diferenças de gênero e livros para a infância: reflexões sobre os estereótipos de gênero nos livros escolares italianos] (Gender differences and books for children: reflections on gender stereotypes in italian Schoolbooks)
Gabriella Seveso
107-122
PDF
Brincar juntos na Escola da Infância: a brincadeira entre crianças de idades diferentes na Proposta do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Playing together in the School of Childhood: the play between children of different ages in the proposal of the movement of the modern Portuguese school)
Suzana Marcolino, Suely Amaral Mello, Maria Assunção Folque
123-135
PDF
A infância, as crianças e a educação infantil: reflexões acerca da questão étnico-racial (Childhood, children and early childhood education: reflections on the ethnic-racial issue)
Fabiana de Oliveira
136-149
PDF
Datas comemorativas na educação infantil: quais sentidos na prática educativa? (Commemorative dates in children’s education: what are the meanings for the educational practices?)
Cleonice Maria Tomazzetti, Marisa de Mattos Palauro
150-164
PDF
A documentação pedagógica como mote para a formação de professores: o caso de uma escola participante do OBECI (The pedagogical documentation as a motto for teacher training: the case of a school participating in the OBECI)
Paulo Sergio Fochi, Luciane Frosi Piva, Luciane Varisco Focesi
165-177
PDF
Artigos e ensaios nacionais
Cabo Verde e Brasil: relatos de experiências de pesquisa (Cape Verde and Brazil: reports of research experiences)
Danyelen Pereira Lima, Débora Mazza, Nima Spigolon, Beatriz Rodrigues Torres
178-196
PDF
Diálogos e conexões entre práticas socioculturais e o saber escolar em um assentamento rural (Dialogue and connections between social cultural practices and school knowledge in a rural settlement)
Filardes de Jesus Freitas da Silva, Iran Abreu Mendes
197-211
PDF
Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP)
Marcos Francisco Martins, Maria Carla Corrochano, Viviane Melo de Mendonça, Kelen Christina Leite, Dulcinéia de Fátima Ferreira
212-230
PDF
Por uma pedagogia crítica (By a critical pedagogy)
Márden De Pádua Ribeiro
231-247
PDF
Educação, medicalização e desenvolvimento humano: uma leitura a partir da teoria histórico-cultural (Education, medicalization and human development: a reading based on the historical cultural theory)
Caio Cesar Portella Santos, Izabella Mendes Sant'Ana
248-264
PDF
Interesses econômicos que incidem sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e o guia do livro didático de Sociologia (Economic interests that affect the 2012 National Textbook Program - PNLD - and the Sociology textbook guide)
Ricardo Pereira da Silva
265-274
PDF
Adolescência(s) e juventude(s): considerações a partir de uma coexistência legal (Adolescence and youth: considerations from a legal coexistence)
Julio Cesar Francisco, Luís Antonio Groppo
275-294
PDF
O ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica (The teaching philosophy through philosophical experience)
Silmara A. Lopes
295-310
PDF
Pareceristas
Parecerista - 2016 (Referees)
311-312
PDF
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
mapa