Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância (Childhood in the contemporary world: questions for the sociological studies of childhood)

Autores

  • Anete Abramowicz Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Andrea Braga Moruzzi Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.94

Palavras-chave:

Infância. Contemporaneidade. Sociologia da Infância.

Resumo

A discussão que traçamos neste artigo é a de que há um arcabouço teórico sendo construído desde meados do século XX que concebe e constrói a criança a partir de outros elementos ou de mais elementos em relação aos construídos para a infância moderna. Existe, do ponto de vista que pretendemos elucidar, uma infância contemporânea que pode ser pensada a partir da noção de dispositivo. O dispositivo desenha, emoldura, enuncia e visibiliza formas de ver, sentir, brincar, pensar, mas, ao mesmo tempo, permite que a criança questione a infância emoldurada para ela. Além desta preposição, trazemos neste artigo os debates contemporâneos que giram em torno da ideia de infância e criança mobilizando nosso olhar para sua agência, considerando sua participação na dinâmica social, sua intervenção e sua produção cultural.

Biografia do Autor

Anete Abramowicz, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Titular do centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar. Bolsista
produtividade Nível 1C CNPq. E-mail: anetabra@ufscar.br

Andrea Braga Moruzzi, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora Adjunta do departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. E-mail:
deab.moruzzi@ufscar.br

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Abramowicz, A., & Moruzzi, A. B. (2017). Infância na contemporaneidade: questões para os estudos sociológicos da infância (Childhood in the contemporary world: questions for the sociological studies of childhood). Crítica Educativa, 2(2), 25–37. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.94