Brincar juntos na Escola da Infância: a brincadeira entre crianças de idades diferentes na Proposta do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Playing together in the School of Childhood: the play between children of different ages in the proposal of the movement of the modern Portuguese school)

Autores

  • Suzana Marcolino Unesp
  • Suely Amaral Mello Unesp
  • Maria Assunção Folque ISCAR

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.101

Palavras-chave:

Brincadeira. Educação Infantil. Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

Na escola de Educação Infantil o fato da brincadeira acontecer em um coletivo de crianças, a torna mais rica, pois há múltiplas possibilidades para constituir e reconstituir os mais diversos vínculos entre os personagens. Cabe conhecer, nos grupos de crianças com idades diferentes, como crianças mais velhas podem afetar a brincadeira das mais novas. Observamos as brincadeiras em uma sala do Movimento Pedagógico da Escola Moderna Portuguesa (MEM) que acolhe crianças de dois a cinco anos. Para análise, tomando os papeis assumidos pelas crianças e suas ações como unidade de estudo da brincadeira, buscamos verificar se ocorrem transformações no que diz respeito à forma como as crianças mais novas interpretam os papéis. Constatamos que, na brincadeira com crianças mais velhas, as mais novas passam a assumir papéis e registramos também o aumento do número de ações na interpretação dos personagens da brincadeira. As mais novas tomam as mais velhas como modelos e passam a imitá-las o que nos remete ao conceito vigotskiano de zona de desenvolvimento próximo.

Biografia do Autor

Suzana Marcolino, Unesp

Doutora em Educação, com doutorado sandwiche, pela Universidade de Évora e com pós doutorado pela UNESP, Marília. Membro do grupo de pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”.

Suely Amaral Mello, Unesp

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da FFC da UNESP (campus Marília). Membro do grupo de pesquisa “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”.  Co-coordenadora do Grupo de Estudos Infância, Teoria e Práticas, da FCC – UNESP. 

Maria Assunção Folque, ISCAR

Professora do Centro de Investigação em Psicologia e Educação da Universidade de Évora (Portugal) e da International Society for Cultura and Activity Research (ISCAR).  E-mail: 

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Marcolino, S., Mello, S. A., & Folque, M. A. (2017). Brincar juntos na Escola da Infância: a brincadeira entre crianças de idades diferentes na Proposta do Movimento da Escola Moderna Portuguesa (Playing together in the School of Childhood: the play between children of different ages in the proposal of the movement of the modern Portuguese school). Crítica Educativa, 2(2), 123–135. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.101