Diálogos e conexões entre práticas socioculturais e o saber escolar em um assentamento rural (Dialogue and connections between social cultural practices and school knowledge in a rural settlement)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.63Palavras-chave:
Matematização. Práticas Socioculturais. Problematização.Resumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo a identificação dos possíveis diálogos e conexões entre os saberes emergidos das práticas socioculturais (problematizações e matematizações) dos trabalhadores e trabalhadoras em um assentamento rural no oeste do estado do Maranhão e os saberes matemáticos disseminados pelo currículo oficial em uma escola que têm com premissas atender às necessidades e anseios desses sujeitos. Os principais aportes teóricos direcionadores do estudo foram D’Ambrosio (2012), Freire (2014) e Mendes (2010). Os sujeitos da pesquisa foram quatro assentados e quatro professores que ministram a disciplina de matemática na escola do assentamento. A investigação se apresenta como uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo; entretanto, o estudo na sua arquitetura busca compatibilizar algumas técnicas etnográficas, tais como a observação direta e participante, o diário de campo, a história de vida e as entrevistas.
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