Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP)

Autores

  • Marcos Francisco Martins Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba
  • Maria Carla Corrochano UFSCar
  • Viviane Melo de Mendonça UFSCar
  • Kelen Christina Leite UFSCar
  • Dulcinéia de Fátima Ferreira UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.89

Palavras-chave:

Sociologia. Movimentos sociais. Ensino de Sociologia. Ensino médio.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada entre 2015 e 2016, que  procurou conhecer como os movimentos sociais são abordados pela disciplina de Sociologia nas escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP, por meio de uma metodologia bibliográfica, documental e de campo. Na primeira e segunda partes, são abordados o ensino médio, os movimentos sociais e a presença da Sociologia no currículo estadual. Na terceira, são exibidos e analisados os dados colhidos por um questionário aplicado a oito professores. As conclusões destacam iniciativas para superar dificuldades identificadas pela pesquisa, referentes ao processo de formação dos docentes de Sociologia, à prática em sala de aula que desenvolvem sobre os movimentos sociais, os materiais didáticos empregados e a participação dos movimentos no planejamento e nas aulas em discussão.

Biografia do Autor

Marcos Francisco Martins, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Campus Sorocaba

Editor da Crítica Educativa, é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em Educação. Coordena o Programa de Mestrado em Educação da UFSCar Campus Sorocaba, é líder do GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação - e bolsista PQ-CNPq.

Maria Carla Corrochano, UFSCar

É docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So.

Viviane Melo de Mendonça, UFSCar

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So.

Kelen Christina Leite, UFSCar

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação da UFSCar (DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So.

Dulcinéia de Fátima Ferreira, UFSCar

Professora Adjunta da UFSCar Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd-So) - Grupo de Pesquisa Educação Comunidade e Movimentos Sociais(GECOMS).

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Martins, M. F., Corrochano, M. C., Mendonça, V. M. de, Leite, K. C., & Ferreira, D. de F. (2017). Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP). Crítica Educativa, 2(2), 212–230. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.89