O ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica (The teaching philosophy through philosophical experience)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.80Palavras-chave:
Ensino. Filosofia. Problematização.Resumo
Com o retorno do ensino obrigatório de Filosofia, nas escolas de ensino médio, abre-se um espaço oficial no currículo voltado para a atividade filosófica. Diante dessa nova realidade, cada vez mais se questiona quais conteúdos devem ser trabalhados, bem como a melhor forma de conduzir o processo de ensino e aprendizagem. O texto divide-se em três partes: a primeira trata sobre a importância e a relação da filosofia com a vida cotidiana dos seres humanos; a segunda aponta os pontos e contrapontos tanto da abordagem pelo ensino através da história da filosofia quanto pela abordagem por meio de temas relevantes; na terceira parte será apresentada outra possibilidade para o ensino de Filosofia, a abordagem problemática dos temas, a qual concebe o ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica. A abordagem problemática dos temas, apresenta-se como a mais adequada para encaminhar os alunos para o aprender a pensar, a viver a experiência do pensamento pelo contato e análise dos conceitos já existentes e pela possibilidade de ressignificá-los ou de criar novos conceitos com o intuito de resolver problemas, situações ou ao menos oferecer novas perspectivas em relação aos mesmos, quer sejam de natureza individual ou coletiva.
Referências
ALQUIÉ, F. Prefácio. In: História dos filósofos ilustrada pelos textos. VERGEZ, A.; HUISMAN, D.. Traduzido do francês por Lélia de Almeida Gonzalez. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos S.A, 1970.
ALVES, D. J. A Filosofia no Ensino Médio: ambiguidades e contradições na LDB. 1ª ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
ASPIS, R. L.; GALLO, S. Ensinar Filosofia - um livro para professores. São Paulo: Ed. Atta Mídia e Educação, 2009.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
__________. Presidência da República. Lei 11.684, de 02 de junho de 2008.
CERLETTI, A. A.; KOHAN, W. O. A filosofia no ensino médio: caminhos para pensar seu sentido.Tradução de Norma Guimarães Azeredo. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.
CERLETTI, A. A. Ensinar filosofia da pergunta filosófica à proposta metodológica. In: Filosofia: caminhos para seu ensino. KOHAN, W. O. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. p. 19-42.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.
DELEUZE.G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? 3. ed. Trad. de Bento Prado Jr. e Alberto A. Muñoz. São Paulo: Editora 34, 2010.
FAVARETTO, C. Filosofia, ensino e cultura. In: Filosofia: caminhos para seu ensino. KOHAN, Walter O. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008. p. 43-53.
GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. (orgs.). Filosofia do Ensino de Filosofia. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 2003.
GALLO. S. A função da Filosofia na escola e seu caráter interdisciplinar. In: Seminário A Filosofia no Ensino Médio: legislação e conteúdo programático - parte III. Depto de Educação. UNESP/Rio Claro. 12/06/2003. (Texto digitado).
__________. Filosofia e o exercício do pensamento conceitual na educação básica. Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 22, n. 44, p. 55-78, jul./dez.2008.
__________. Metodologia do ensino de filosofia: Uma didática para o ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.
HOFFMANN, M. L. S.; SILVA, L. M. S.; ALVES, M. A. Ensino de Filosofia: o desafio em transitar entre a história e os temas do cotidiano. In: II Seminário Interdisciplinar PIBID/UNIFRA-14 a 16 de maio de 2012. Disponível em: <http://www.unifra.br/eventos/seminariopibid2012/Trabalhos/3818.pdf>. Acesso em: 25/03/2016.
MARTINS, M. F. Uma nova filosofia para um novo Ensino Médio. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (orgs.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 94-111.
ROCHA, R. Filosofia como educação de adultos. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. (orgs.). Filosofia no ensino médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000. p. 149-173.
SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 11ª edição. São Paulo: Cortez, 1996.
__________. A Filosofia na Formação do Educador. In: SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2007. p. 11-29.
SEMERARO, G. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
STACONNE, G. Gramsci 100 anos: revolução e política. 3 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1995.
VERGEZ, A.; HUISMAN, D. História dos filósofos ilustrada pelos textos. Traduzido do francês por Lélia de Almeida Gonzalez. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos S.A., 1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.