O ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica (The teaching philosophy through philosophical experience)

Autores

  • Silmara A. Lopes Uniso-Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.80

Palavras-chave:

Ensino. Filosofia. Problematização.

Resumo

Com o retorno do ensino obrigatório de Filosofia, nas escolas de ensino médio, abre-se um espaço oficial no currículo voltado para a atividade filosófica. Diante dessa nova realidade, cada vez mais se questiona quais conteúdos devem ser trabalhados, bem como a melhor forma de conduzir o processo de ensino e aprendizagem. O texto divide-se em três partes: a primeira trata sobre a importância e a relação da filosofia com a vida cotidiana dos seres humanos; a segunda aponta os pontos e contrapontos tanto da abordagem pelo ensino através da história da filosofia quanto pela abordagem por meio de temas relevantes; na terceira parte será apresentada outra possibilidade para o ensino de Filosofia, a abordagem problemática dos temas, a qual concebe o ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica. A abordagem problemática dos temas, apresenta-se como a mais adequada para encaminhar os alunos para o aprender a pensar, a viver a experiência do pensamento pelo contato e análise dos conceitos já existentes e pela possibilidade de ressignificá-los ou de criar novos conceitos com o intuito de resolver problemas, situações ou ao menos oferecer novas perspectivas em relação aos mesmos, quer sejam de natureza individual ou coletiva.

Biografia do Autor

Silmara A. Lopes, Uniso-Universidade de Sorocaba

Mestra em Educação.Licenciada em Filosofia e Pedagogia.

 Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação - GEPLAGE -UFSCAR - SOROCABA.

Membro do grupo de pesquisa GPTeFE - Grupo de Pesquisa Teorias e Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR-SOROCABA.

Especialização em Gestão da Rede Pública Universidade de São Paulo- USP (2012). Especialização: A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva-UNESP (2015).

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Lopes, S. A. (2017). O ensino de Filosofia por meio da experiência filosófica (The teaching philosophy through philosophical experience). Crítica Educativa, 2(2), 295–310. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.80