Interesses econômicos que incidem sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e o guia do livro didático de Sociologia (Economic interests that affect the 2012 National Textbook Program - PNLD - and the Sociology textbook guide)

Autores

  • Ricardo Pereira da Silva UFSCar - Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.86

Palavras-chave:

Política do PNLD 2012. Política de avaliação do livro didático. Ensino de Sociologia.

Resumo

O presente artigo tem como escopo apresentar o Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) e suas relações com os interesses econômicos. O PNDL é uma política pública para um fim pedagógico, isto é, os alunos(as) do ensino básico das escolas públicas detém o direito de acessá-los. Destarte, é preocupante que a primazia de uma política pública seja dirigida por interesses econômicos que chegam e até ultrapassam a cifra de um bilhão de reais, articulando atores como a autarquia do Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e editoras como a Ática, Brasil, IBEP, FTD, Nacional, Saraiva, Scipione e Moderna. Além disso, o artigo analisa a política de avaliação do livro didático de Sociologia, a partir do Guia do Livro Didático de Sociologia para os anos letivos de 2012, 2013 e 2014. O artigo foi constituído através da leitura de autores críticos aos interesses econômicos concatenados às políticas de avaliação do livro didático.

Biografia do Autor

Ricardo Pereira da Silva, UFSCar - Sorocaba

Mestre em Educação pela UFSCAR/Campus Sorocaba.

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Silva, R. P. da. (2017). Interesses econômicos que incidem sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2012 e o guia do livro didático de Sociologia (Economic interests that affect the 2012 National Textbook Program - PNLD - and the Sociology textbook guide). Crítica Educativa, 2(2), 265–274. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.86