A infância no cinema: estética, políticas e poéticas (Childhood in cinema: aesthetics, politics and poetics)

Autores

  • Adriana A. Silva UDESC/Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.98

Palavras-chave:

Infâncias. Cinema. Educação.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões desenvolvidas na tese de doutorado “A estética da infância no cinema: poéticas e culturas infantis” (FE/Unicamp, 2014) que buscou articular infância, cinema, estética, pedagogias, políticas e poéticas amalgamando processos de pesquisa e criação em educação. Tendo como inspiração e referencia os desafios de interlocução da arte com as ciências humanas e sociais, foi se desenvolvendo ao longo do percurso formativo uma metodologia antropofágica e alquímica, com foco no processo de seleção cinematográfica e análise fílmica, compondo um caleidoscópio de imagens com múltiplas possibilidades de visualizarmos as crianças e as infâncias no cinema.

Biografia do Autor

Adriana A. Silva, UDESC/Unicamp

Doutora em Educação FE/Unicamp, pesquisadora do Gepedisc-Culturas Infantis, professora de educação infantil na rede municipal de Florianópolis e professora colaboradora na FAED/UDESC.

Referências

AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

__________. Profanações. São Paulo: Boi Tempo, 2007.

ALMEIDA, Milton J. Imagens e Sons: a nova cultura oral. São Paulo: Cortez, 2001.

__________. Cinema Arte da Memória. Campinas-SP: Autores Associados, 1999.

__________. As idades, o tempo. Campinas-Sp: Pro-Posições. vol. 15, n. 1 (43). jan/abr.2004, p. 39-62.

AMOROSO, M. B. Pier Paolo Pasolini. São Paulo: Cosac & Naif, 2002.

BENJAMIN, W. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura - Obras escolhidas, Volume I. São Paulo: Brasiliense, 1985.

__________. Rua de Mão Única - Obras escolhidas, Volume II. São Paulo: Brasiliense, 1987.

__________. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo - Obras escolhidas, Volume III. São Paulo: Brasiliense, 1989.

__________. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

CALVINO, I. Cidades Invisíveis. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

CAMUS, A. O estrangeiro. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2010.

__________. O mito do Sisifo. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2010.

DE LUCA, G. Il punto di vista dell’infanzia nel cinema italiano e francese: rivisione. Napoli: Editore Liguori, 2009.

FABRIS, M. O neo-realismo cinematográfico italiano. São Paulo: Edusp: Fapesp, 1996.

FANTIN, M. Crianças, cinema e educação: além do arco-iris. 1. ed. São Paulo: Annablume, 2011, v. 1.

FELLINI, F. Fare um film. Per l’Autobiografia di uno spettatore di Italo Calvino. Torino. Editore Einaudi, 1980.

FRESQUET, A. M. (Org.) Aprender com experiências do cinema. Desaprender com imagens da educação.. 1. ed. Rio de Janeiro: BOOKLINK-CIENAD/LISE/UFRJ, 2009, v. 1.

GALEANO, E. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: LP&M, 2005.

GOMES, P. E. S. Cinema: trajetória no subdesenvolvimento. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

JAMESON, F. As marcas do visível. Rio de Janeiro: Graal, 1995.

__________. Marxismo e Forma: teorias dialéticas da literatura no século XX. São Paulo: Editora Hucitec, 1985.

KADARÉ, I. Abril Despedaçado. São Paulo: Cia da Letras, 2007.

KIAROSTAMI, A. Duas ou três coisas que sei de mim. O real, cara e coroa de Yossef Ishagpour. São Paulo. Editora Cosac & Naify; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, 2004.

KEMP, P. Tudo sobre o cinema. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

KOHAN, W. Infância. Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.

PALMA, M. di. Pasolini. Documentario di poesia. Milano: Ed. Falsopiano, 2010.

MARCELLO, F. de A. Cinema e educação: da criança que nos convoca à imagem que nos afronta. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 13, p. 343-356, 2008. MARX, Karl. Sobre o Suicídio. São Paulo: Boitempo, 2006.

NAGIB, L. A utopia no cinema brasileiro: matrizes, nostalgia, distopias. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

NAZARIO, L. Pasolini: Orfeu na sociedade industrial. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1982.

PASSOS, A. F. da C. Trem de Imagens, cinema e literatura. 1997. Tese de Doutorado em Educação. Faculdade de Educação da Unicamp, Campinas-Sp.

PASOLINI, P. P. Genariello: a linguagem pedagógica das coisas. In LAHUD, M. (org.) Os jovens infelizes: antologia de ensaios corsários. São Paulo, Editora Brasiliense, 1990, p. 125-136.

__________. Scritti corsari. Milano: Garzanti Editore, 2007.

PRUDENZI, A. e RESEGOTI, E. Cinema político italiano, anos 60 e 70. São Paulo, Editora Cosac & Naify; Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: 2006.

RILKE, R. M. Poemas e cartas a um jovem poeta. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2013.

ROCHA, G. O século do cinema. São Paulo: Ed. Cosac Naify, 2006.

ROSA, J. G. Manuelzão e Miguilim (Corpo de Baile). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

SILVA, A. A. A poética do cotidiano com Clarice Lispector: emergindo imagens. 2008. Dissertação (Mestrado em Multimeios: Cinema e Vídeo) - Universidade Estadual de Campinas (Instituto de Artes, Unicamp), Campinas.

TARKOVSKI, A. Esculpir o Tempo. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

TEIXEIRA, I. A. de C.; LARROSA, J., José Miguel (orgs) A infância vai ao cinema. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2006.

TRUFFAUT, F. O prazer dos olhos: textos sobre o cinema. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2005.

XAVIER, I. O discurso cinematográfico: A Opacidade e a Transparência. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1984.

__________. A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1983.

__________. O cinema brasileiro moderno. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001.

__________. O olhar e a cena: Melodrama, Hollywood, Cinema Novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Editora Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2017-02-13

Como Citar

Silva, A. A. (2017). A infância no cinema: estética, políticas e poéticas (Childhood in cinema: aesthetics, politics and poetics). Crítica Educativa, 2(2), 74–89. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.98