Por uma pedagogia crítica (By a critical pedagogy)

Autores

  • Márden De Pádua Ribeiro PUC Minas Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de BH

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.59

Palavras-chave:

Pedagogia. Crítica. Transformação. Educação.

Resumo

O artigo trata-se da defesa de uma concepção crítica de Pedagogia amparado, sobretudo, em McLaren (1997). Convida-se o leitor a uma reflexão acerca da Pedagogia crítica como uma alternativa possível ao campo da formação de professores. Ressalta-se a politização da educação como necessária a uma postura de luta constante pela transformação social. Entendendo a formação de professores como um campo em disputa, a Pedagogia crítica torna-se uma saída viável para o educador que se compromete com justiça social, em busca de menos desigualdade. Compromete-se, assim, com a lógica dos oprimidos, a favor do fim da condição de dominação, amparando-se em Freire (2013). O trabalho trata-se de uma reflexão teórica.

Biografia do Autor

Márden De Pádua Ribeiro, PUC Minas Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de BH

Doutorando e mestre em Educação pela PUC-MG. Professor do curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Integrante do Grupo de Pesquisa: Currículo Crítico-Emancipatório: Políticas e Práticas (PUC-MG).

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Ribeiro, M. D. P. (2017). Por uma pedagogia crítica (By a critical pedagogy). Crítica Educativa, 2(2), 231–247. https://doi.org/10.22476/revcted.v2i2.59