Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Crítica Educativa
About
About the Journal
Editorial Team
Contact
Submissions
Template
Privacy Statement
Current
Archives
Bases / Indexadores
Announcements
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 5 No. 1 (2019): Crítica Educativa
Vol. 5 No. 1 (2019): Crítica Educativa
Crítica Educativa, v. 5, n. 1, 2019
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1
Published:
2019-11-06
Editorial
Editorial: superando limites, avança a Crítica Educativa (Editorial: overcoming limits, advancing the Journal Crítica Educativa)
Marcos Francisco Martins
1-2
PDF (Português (Brasil))
Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais
Apresentação do Dossiê - Educação e contemporaneidade: conexões e desafios de África e Brasil (Presentation of the Special Issue - Education and contemporaneity: connections and challenges in Africa and Brazil)
Maria Walburga dos Santos, Rosana Batista Monteiro, Amy Niang
3-9
PDF (Português (Brasil))
Como educar-se/educar num mundo de crescentes desigualdades? (How do I educate myself/and how to educate in a world of growing inequality?)
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
10-20
PDF (Português (Brasil))
A potência do pensamento diaspórico e contra hegemônico: reflexão, produção e resistência (The power of diasporic and counter-hegemonic thinking: reflection, production and resistance)
Mariana Martha de Cerqueira Silva
21-30
PDF (Português (Brasil))
Relações raciais: o olhar dos professores sobre as crianças migrantes haitianas nas escolas de Sinop no Mato Grosso (Racial relations: a teacher’s perspective on Haitian migrant children enrolled in schools in Sinop, Mato Grosso)
Ivone Jesus Alexandre, Anete Abramowicz
31-44
PDF (Português (Brasil))
Culturas infantis e Oxóssi: descolonizando com a assertividade do filho de um caçador (Children's cultures and Oxossi: how to decolonize with the confidence of a hunter's son)
Ellen Gonzaga Lima Souza, Babalorixá Oguntobi Daniel Gonzaga Costa
45-54
PDF (Português (Brasil))
Decolonialidade dos saberes históricos da África e América Latina descolonizadas (The decoloniality of historical knowledge in decolonized Africa, Asia and Latin America)
Clayton Messias, Carlos Roberto da Silveira
55-62
PDF (Português (Brasil))
Agenda sobre expansão da educação básica nos manifestos eleitorais: “direita-esquerda” em Moçambique e no Brasil (2014-2018) (Agenda on the expansion of basic education in election manifests: “left right” wings in Mozambique and Brazil - 2014-2018)
Jonas António Francisco
63-76
PDF (Português (Brasil))
Educação em Moçambique: a política do assimilado trilhando o caminho de privilegio da língua portuguesa no ensino (Education in Mozambique: policies of assimilation and the privileging of Portuguese in teaching)
Sheila Perina de Souza
77-91
PDF (Português (Brasil))
Ensino de História da África no Brasil: fluxos, refluxos e possibilidades (The ebb and flow of the teaching of African History in Brazil)
André Santos Luigi
92-104
PDF (Português (Brasil))
A África ensinada no Brasil: políticas públicas e conteúdos de livros didáticos (The ‘Africa’ taught in Brazil: public policies and textbook content)
Mírian Cristina de Moura Garrido
105-118
PDF (Português (Brasil))
Vadiação em Pedra Branca: os caminhos da Capoeira como expressão de resistência no município de Itapetinga/BA (Vagrancy in White Stone: Capoeira ways as expressions of resistance in Itapetinga/BA)
Tales Cardoso Pita, José Valdir Jesus de Santana, Reginaldo Santos Pereira
119-134
PDF (Português (Brasil))
O rap como poesia negra da diáspora: modos de dizer, modos de fazer literatura (Rap as poetry of black diaspora: ways of saying, ways of making literature)
Silvana Carvalho da Fonseca
135-145
PDF (Português (Brasil))
Conexão África do Sul e Brasil: afetos, diálogos e identidades em pauta em práticas educomunicativas transformadoras (South Africa and Brazil connection: affections, dialogues and identities in relation to transformative educommunicative practices)
Paola Diniz Prandini, Honislaine Aparecida Rubik
146-168
PDF (Português (Brasil))
Diáspora africana, mobilidade acadêmica e ensino superior: um relato de experiência do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias do Nascimento na Colômbia (African diaspora, academic mobility and higher education: the case of the Abdias do Nascimento Academic Development Program in Colombia)
Iberê Araujo da Conceição
169-182
PDF (Português (Brasil))
Artigos e ensaios nacionais
O Novotec e a implementação da Reforma do Ensino Médio na rede estadual paulista (Novotec and the implementation of the High School Reform in São Paulo state network)
Evaldo Piolli, Mauro Sala
183-198
PDF (Português (Brasil))
Possibilidades de um currículo emancipatório em Freire (Possibilities of an emancipatory curriculum in Freire)
Daniela Gaete Sewaybricker Bravo, Fabiana Boschetti Nunes, Juliana Rezende Torres
199-211
PDF (Português (Brasil))
Os currículos na educação superior no Brasil no cenário de financeirização e dívida (Higher education curricula in Brazil in the context of financialization and debt)
Rochester Santana Lima
212-223
PDF (Português (Brasil))
Formação de professores: investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais (Teacher training: investigating teacher professional development programs in federal institutes)
Geralda Aparecida de Carvalho Pena, Celia Maria Fernandes Nunes, Karoline de Lourdes Abreu Souza, Leidelaine Sergio Perucci
224-235
PDF (Português (Brasil))
Estado, políticas públicas e a atuação do diretor da escola pública (State, public policies and the performance of the public school director)
Carmem Lucia Santos, Terezinha de Fátima Andrade Monteiro dos Santos
236-245
PDF (Português (Brasil))
Educação de jovens e adultos: uma vivência didática realizada com aporte no aplicativo Plickers (Education of youth and adults: a didactic living performed with contribution in Plickers application)
Rannyelly Rodrigues de Oliveira, Débora Braga Prado Albuquerque, Francisco Régis Vieira Alves
246-261
PDF (Português (Brasil))
“A nossa luta já entrou para a história, o movimento dos OCUPAS foi inédito”: notas sobre uma ocupação secundarista de 2016 em Guarapuava-PR ("Our fight has entered history, the OCUPAS movement was unprecedented": notes on a secondary occupation of 2016 in Guarapuava-PR)
Jorge Luiz Zaluski
262-276
PDF (Português (Brasil))
Significações de professores de Ciências sobre a realidade de proletarização (The importance of Science teachers in relation to the reality of proletarization)
Mayara Martins da Silva, Luciana Maria Lunardi Campos, Leandro Jorge Coelho
277-292
PDF (Português (Brasil))
A história local e a pesquisa em história da educação (The use of local history and research practices in history of education)
Elenice Silva Ferreira
293-307
PDF (Português (Brasil))
A Teoria das Representações Sociais nos Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) no período de 2007 a 2017 (The Theory of Social Representations in the National Meetings of Research in Sciences Education - ENPEC - from 2007 to 2017)
Rodrigo Mota Santos, Caian Cremasco Receputi, Thaiara Magro Pereira
308-323
PDF (Português (Brasil))
Entrevistas
Adolescentes em situação de conflito com a lei e o atendimento inicial integrado: entrevista com o Padre Agnaldo Soares Lima (Adolescents in conflict with the law and integrated inicial care: interview with Priest Agnaldo Soares Lima)
Julio Cesar Francisco, Roseli Esquerdo Lopes
324-332
PDF (Português (Brasil))
Traduções
Proclamação de um dia mundial da filosofia - introdução e tradução de texto da UNESCO de 2005 (The Proclamation of a World Philosophy Day: introduction and translation of the 2005 UNESCO text)
Marcus Rafael Rodrigues
333-353
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
mapa