Proclamação de um dia mundial da filosofia - introdução e tradução de texto da UNESCO de 2005 (The Proclamation of a World Philosophy Day: introduction and translation of the 2005 UNESCO text)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.422Palavras-chave:
UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Filosofia. Dia mundial da filosofia.Resumo
O estabelecimento pela UNESCO de um dia internacional para a Filosofia situa-se entre as várias iniciativas da instituição na busca de aprofundamento intelectual, e ao mesmo tempo prático, em vista de uma renovada conduta global de consciência e convivência tolerante; de respeito às incontáveis idiossincrasias que se apresentam como fenômeno social da atualidade. Outro fator motivador de tais iniciativas e que não pode ser relegado, é a crescente projeção de ideologias de cunho avesso ao pretendido pela comunidade internacional após os eventos belingerantes do último século. A educação desde os alertas de Adorno em “Educação após Auschwits” tem sido o baricentro de confluência dos esforços em formar novas gerações capazes da convivência pacífica. Nesse sentido, a tradução do presente documento como incentivo ao filosofar, traz novo impulso a esse intento, dado propor a partir do que há de mais fundamental nas diversas sociedades, a escola, a promoção de novas mentalidades e comportamentos propositivos. O encorajamento do ensino de filosofia nas escolas regulares tornou-se, dessa maneira, o meio mais eficaz de socializar a produção cultural de maturidade em relação aos Direitos e à Dignidade humana como um todo.
Referências
UNESCO. Stratégie intersectorielle concernant la philosophie. 2006. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000145270>. Acessado em: 30/10/2019.
DIOGÈNE. Revue internationale des sciences humaines La stratégie de I'UNESCO pour la philosophie Pierre Sané Dans Diogène 2008/4 (n° 224), pages 109 à 110.
UNESCO. Proclamação de um dia mundial da filosofia. Decisão 171/EX15. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140277_spa/PDF/140277spa.pdf.multi>. Acessado em: 05 mai. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação a Crítica Educativa a o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Crítica Educativa.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Crítica Educativa do PPGED da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.