Estado, políticas públicas e a atuação do diretor da escola pública (State, public policies and the performance of the public school director)

Autores

  • Carmem Lucia Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA EQUATORIAL
  • Terezinha de Fátima Andrade Monteiro dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.389

Palavras-chave:

Políticas Educacionais. Gestão Democrática. Gestão Gerencial.

Resumo

Este artigo é parte das pesquisas realizadas para a construção de uma tese de doutorado em andamento que tem como tema “O Diretor escolar na Gestão do Ensino Público” pela Universidade Federal do Pará e não conta com nenhum tipo de financiamento. O objetivo é analisar como se configura a atuação do diretor escolar na gestão da escola pública. A pesquisa está fundamentada inicialmente em uma pesquisa bibliográfica, a partir da produção teórica existente sobre o tema em tela e que resultou na necessidade de compreender como o desenvolvimento do Estado neoliberal contribuiu para a criação de políticas públicas voltadas para a gestão escolar e, consequentemente, para a atuação do diretor. Tivemos na revisão da literatura um dos instrumentos que possibilitou o desvelamento dos aspectos que contribuíram para a atual configuração da escola pública, partindo do pressuposto de que a escola é o lócus onde o diretor desenvolve o seu fazer profissional.

Biografia do Autor

Carmem Lucia Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA EQUATORIAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Pará, doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Pará na área de Políticas Públicas Educacionais. Atualmente é professora da Faculdade Teológica Batista Equatorial e Técnica Pedagógica - Secretaria Municipal de Educação de Belém - PA. ORCID: <https://orcid.org/0000-0002-4583-7141>. E-mail: carmen0910@msn.com

Terezinha de Fátima Andrade Monteiro dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Professora da Pós-Graduação e da Graduação em Pedagogia do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará, doutora em educação desde 1999 (UNIMEP-Piracicaba-SP), pós-doutora em educação pela Universidade de Aveiro, em 2006, e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, em 2010. ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-8451-3505>. E-mail: tefam@ufpa.br

Referências

ABRUCIO, F. L. O impacto do modelo gerencial na administração pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos Enap, n. 10, 1997. Disponível em: <http://www.bresserpereira.org.br/view.asp?cod=1742>. Acesso em: 07 jan. 2019.

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Revista Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, 2005.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 2012.

BRASIL. Lei n. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez, 1996.

BRESSER PEREIRA, Luiz Carlos. Reforma Gerencial e Legitimação do Estado Social, Rio de Janeiro, Revista de Administração Pública, 51(1),p. 147-156, jan.-fev. 2017, Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/view/65932>. Acesso em: 07 jan. 2019.

DRABACH, Nadia Pedrotti, As mudanças na concepção da gestão pública e sua influência no perfil do gestor e da gestão escolar no Brasil. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2013. Disponível em:

<https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/30427?show=full>. Acesso em: 26 jul. 2018.

DOURADO L. F. Política e Gestão da Educação Básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 100 - ed. especial, p. 921-9465, out. 2007.

GOMES, Albiane Oliveira. Modernização da Gestão Escolar e Qualidade da Educação: o plano de desenvolvimento da escola em questão. In: SANTOS, Terezinha Andrade Monteiro dos (Org.). Diálogos sobre a Educação Básica, Curitiba: CRV, 2018.

GONÇALVES, Nayla Cristiana Beraldo. A crise estrutural do sistema capitalista: o reflexo do naufrágio da humanidade. In: 4º Simpósio Mineiro de Assistentes Sociais, 2016. Disponível em: <http://cress-mg.org.br/hotsites/Upload/Pics/c6/c63a2eb1-2a24-4b92-a8be-48902a0e5389.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2019.

HOBSBAWN, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

LIMA ARAUJO, Maria Auxiliadora Maués de, LIMA, Francisco Williams Campos. Para que Serve o Trabalho do Gestor na Escola Pública Contemporânea. In: SANTOS, Terezinha Andrade Monteiro dos (org.). Diálogos sobre a Educação Básica, Curitiba: CRV, 2018.

LIMA ARAÚJO, Maria Auxiliadora Maués de. A gestão premiada: a experiencia de gestão do C.E.E.M.R.C. São Francisco Xavier em Abaetetuba – Pará. Tese defendida no doutorado em Educação do PPGED do Instituto de Educação do Pará – UFPA, Belém: 2012. Disponível em: <http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/2739>. Acesso em: 20 jan. 2019.

LIMA, Antônio Bosco de; PRADO; Jeovandir Campos de; SHIMAMOTO, Simone Vieira de Melo. Gestão democrática, gestão gerencial e gestão compartilhada: novos nomes velhos rumos. In: ANPAE, Simpósio, 2011. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://anpae.org.br/simposio2011/cdrom2011/PDFs/trabalhosCompletos/comunicacoesRelato s/0069.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2018.

LIMA, L. C. A escola como organização educativa: uma abordagem sociológica. São Paulo: Cortez, 2001.

MENDONÇA, E. F. Estado patrimonial e gestão democrática do ensino público no Brasil. Educ. Soc. [online]. 2001, vol. 22, n. 75, p. 84-108. Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S010173302001000200007&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 16 jun. 2019.

MÉSZÁROS, István. O século XXI, socialismo ou barbárie. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. 3ª ed. São Paulo, Ática, 2005.

PARO, Vitor Henrique. Crítica da estrutura da escola. São Paulo: Cortez, 2011.

PIEROZAN, Sandra Simone Hopner, WERLE, Flávia Obino Corrêa. Gestão Democrática e Certificação de Diretores. In: SANTOS, Terezinha Andrade Monteiro dos (Org.). Diálogos sobre a Educação Básica, Curitiba: CRV, 2018.

SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro. A administração da educação pública no Brasil: as parceiras público-privadas. Revista Exitus, v. 2, n. 1, jan/jun, 2012. Disponível em: <http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/70>. Acesso em: 08 jan. 2019.

SANTOS, Fernanda Julyanna Silva dos, SAMPAIO, Raquel Menezes Bezerra, SAMPAIO, Luciano Menezes Bezerra. Eleição nas escolas: uma análise do impacto do diretor eleito sobre o desempenho educacional no estado da Bahia. Revista Pesquisa e Planejamento Econômico, ppe, v. 46, n. 1, abr. 2016. Disponível em: <http://ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/view/1557/1222>. Acesso em: 15 jun. 2019.

SOUZA, Angelo Ricardo de. Perfil da gestão escolar no Brasil. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Educação. São Paulo, 2007. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10567>. Acesso em: 20 dez. 2018.

SOUZA, A. R. de. As relações entre os resultados da avaliação e os modelos de gestão escolar. Intermeio (UFMS), v. 13, nº 25 p. 64-81, 2007. Disponível em <http://seer.ufms.br/index.php/intm/article/view/2547>. Acesso em: 15 jun. 2019.

Downloads

Publicado

2019-11-06

Como Citar

Santos, C. L., & dos Santos, T. de F. A. M. (2019). Estado, políticas públicas e a atuação do diretor da escola pública (State, public policies and the performance of the public school director). Crítica Educativa, 5(1), 236–245. https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.389

Edição

Seção

Artigos e ensaios nacionais