Estado, políticas públicas e a atuação do diretor da escola pública (State, public policies and the performance of the public school director)
DOI:
https://doi.org/10.22476/revcted.v5i1.389Palavras-chave:
Políticas Educacionais. Gestão Democrática. Gestão Gerencial.Resumo
Este artigo é parte das pesquisas realizadas para a construção de uma tese de doutorado em andamento que tem como tema “O Diretor escolar na Gestão do Ensino Público” pela Universidade Federal do Pará e não conta com nenhum tipo de financiamento. O objetivo é analisar como se configura a atuação do diretor escolar na gestão da escola pública. A pesquisa está fundamentada inicialmente em uma pesquisa bibliográfica, a partir da produção teórica existente sobre o tema em tela e que resultou na necessidade de compreender como o desenvolvimento do Estado neoliberal contribuiu para a criação de políticas públicas voltadas para a gestão escolar e, consequentemente, para a atuação do diretor. Tivemos na revisão da literatura um dos instrumentos que possibilitou o desvelamento dos aspectos que contribuíram para a atual configuração da escola pública, partindo do pressuposto de que a escola é o lócus onde o diretor desenvolve o seu fazer profissional.
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